Saúde

Sífilis e 9 DSTs mais comuns; saiba como se prevenir

26/10/16 - 10h28

O crescimento dos casos de sífiles fez o Ministério da Saúde lançar recentemente uma ação nacional de combate à doença, que voltou a atacar com força total. 

Mas a lista das DTS"s é grande. Só entre as variedades de vírus do HPV, são cerca de 100 tipos diferentes. Por isso, todo cuidado é pouco e qualquer tipo de prevenção na hora da relação sexual é extremamente necessária. Abaixo, conheça as 10 doenças venéreas mais comuns e como preveni-las.

1. HPV

Essa é a sigla para o papiloma vírus humano, que é uma doença sexualmente transmissível que engloba cerca de 100 vírus diferentes. A transmissão do vírus acontece por via sexual, inclusive pelo sexo oral. No entanto, nem sempre a pessoa infectada apresenta sintomas aparentes, por isso, o uso da camisinha ainda é a melhor forma de prevenir a doença. Em alguns casos, o vírus é eliminado espontaneamente antes que a pessoa saiba que está infectada. Além disso, já existem vacinas capazes de proteger dos dois tipos de vírus que mais frequentemente causam câncer de colo de útero. Veja como tratá-lo.

2. Cancro mole

O cancro é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Haemophilus ducreyi. Além de feridas na região genital, pode haver febre, dor de cabeça e fraqueza. É muito mais comum nos homens do que nas mulheres e a única forma de preveni-lo é usando preservativos.

3. Mycoplasma genitalium

A bactéria, mais conhecida pela sigla MG, foi identificada pela primeira vez nos anos 1980, mas a dificuldade em estudá-la impossibilitou por muito tempo a determinação do seu meio de contágio. Mulheres com a bactéria têm mais chance de ter sangramento após o sexo. No entanto, 94% dos homens e 56% das mulheres com a bactéria MG analisadas em um estudo britânico não tinham qualquer sintoma de sua presença. Para evitar contraí-la, já que pode não causar sintomas, faça sexo seguro usando camisinha, inclusive, o oral.

4. Gonorreia

Essa é uma infecção que, quando não tratada, pode se desenvolver e acarretar, entre outros problemas em: doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica (fora do útero) e infertilidade feminina. Nos homens, pode levar à epididimite, uma condição dolorosa dos vasos ligados aos testículos, que também podem causar infertilidade. Causada por uma bactéria cada vez mais resistente, a melhor maneira de evitar a transmissão é usando camisinha, inclusive, no sexo oral.

5. Clamídia

Doença silenciosa, dificilmente o paciente contaminado sabe que carrega a bactéria, o que facilita a evolução do quadro, que pode causar infertilidade, aborto ou, em casos mais graves, até a morte. Os sintomas apresentados por quem está infectado pela clamídia são, nas mulheres, corrimento vaginal, forte odor e ardência para urinar, enquanto nos homens, pode ser percebida uma secreção na glande do pênis. Em alguns casos também aparecem pequenos caroços na virilha. Contudo, são situações muito pouco claras e inexpressivas. Além disso, podem demorar muito tempo para se manifestar, por isso, a importância do uso de preservativo na sua prevenção.

6. Sífilis

Outra infecção bacteriana, a sífilis causa feridas nos genitais e caroços na virilha aproximadamente duas semanas após o sexo desprotegido com alguém infectado. Na terceira fase da doença, as marcas podem sumir, mas ainda há risco de contaminação. A melhor forma de evitá-la é com uso de camisinha tanto no sexo oral, anal e vaginal.

7. Aids

A sigla AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, e o vírus denomina-se HIV. Ele é encontrado nos espermas, no sangue, leite materno e na secreção vaginal das pessoas infectadas. Após o contágio, a Aids pode demorar até 10 anos para se manifestar, e nesse tempo, ela pode ser transmitida sem a pessoa saber que tem o vírus dentro dela. Por isso, o exame de rotina anual é essencial para o diagnóstico precoce da doença, e o uso do preservativo fundamental para evitar o contágio.

8. Herpes

Erupção vermelha e dolorosa na região da vulva, vagina ou ânus, com pequenas bolhas que coçam muito, depois estouram saindo pequena quantidade de líquido e cicatrizam são características do herpes genital. Na maioria das vezes, o herpes genital é transmitido através do contato sexual. Mas, o mais curioso é que, segundo estudos recentes, a pessoa pode transmitir o vírus mesmo estando sem as lesões ativas. Ou seja, quem teve história de herpes genital, mesmo que nunca mais tenha apresentado nenhum sintoma, também é capaz de contaminar outras pessoas. Para preveni-la, use camisinha.

9. Hepatite B

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. Para se prevenir, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar.

10. Tricomoníase

Essa é uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis que ataca o colo do útero, a vagina e a uretra. Além do corrimento esverdeado ou amarelo-esverdeado, dor durante o sexo, ardência ao urinar e coceira na vagina são alguns dos sintomas da doença. Como também atinge os homens, a tricomoníase pode ser transmitida através de relações sexuais sem camisinha.