Televisão

Site ensina como bloquear conteúdos sobre o Big Brother Brasil

23/01/17 - 18h31
Reprodução

Nesta segunda-feira (23), começa mais uma edição do reality show mais amado/odiado da internet. No Big Brother Brasil 17, Pedro Bial abandonou o comando da "nave louca" e quem assume a apresentação é Tiago Leifert. Mas se você não está interessado em nada disso, saiba que existem algumas formas de se isolar virtualmente do programa.

O primeiro passo para navegar sem se deparar com assuntos como paredões e confessionário é fazer uma lista de palavras relacionadas ao assunto. Sim, você precisará se dedicar um pouco para que a coisa seja realmente eficiente. Algumas dicas de termos que podem ser bloqueados incluem as variações do nome do programa e suas hashtags: Big Brother Brasil, Big Brother, BigBrother, BBB, BBB17, #BBB, #BBB17, #BigBrother.

Assuntos relacionados à dinâmica do reality também devem ser lembradas: paredão, eliminado, líder, prova do anjo, Big Fone, entre outros. Nomes como o do apresentador e dos participantes também são uma boa pedida nessa lista negra. Para te dar uma forcinha, anote aí os nomes que você não vai querer ver na sua timeline este ano: Daniel, Elis, Gabriela Flor, Ieda, Ilmar, Luiz Felipe, Marcos, Marinalva, Mayara, Pedro, Roberta, Rômulo e Vivian.

Agora que você fez a sua listinha da discórdia em mãos, confira algumas configurações que podem ser feitas nas redes sociais e extensões de navegadores que podem blindar seus olhos das discussões sobre o famigerado BBB:

Twitter

No ano passado, o Twitter lançou um recurso nativo que permite silenciar notificações para os Tweets em que você seja mencionado que contenham palavras, frases, nomes de usuário, emojis ou hashtags específicos. Silenciá-los removerá esses Tweets de sua aba Notificações, das notificações por push, dos SMSs e das notificações por e-mail. Veja como silenciar palavras e hashtags:

No aplicativo Twitter para iOS:  Notificações > Toque no ícone de engrenagem > Toque em Palavras silenciadas > Toque em + Adicionar palavra ou frase silenciada > Digite as palavras ou hashtags que deseja silenciar > Toque em Salvar > Toque em Concluído

No aplicativo Twitter para Android: Acesse a aba Notificações> Toque em Todas > Toque em Palavras silenciadas > Toque no ícone de adição > Digite as palavras ou hashtags que deseja silenciar > Toque em Salvar

Em twitter.com: Clique em Configurações no menu suspenso da imagem de seu perfil > Clique em Notificações > Clique em Silenciar palavras específicas em suas notificações > Insira as palavras ou hashtags que deseja silenciar > Clique em Adicionar

Você verá um botão Silêncio ativado ao lado de cada palavra ou hashtag inserida.

Vale ressaltar que silenciar palavras e hashtags só se aplica às suas notificações. Você ainda verá esses Tweets em sua timeline e por meio de busca. As palavras e hashtags silenciadas são aplicadas a respostas e menções, incluindo todas as interações nessas respostas e menções: favoritos, retweets, respostas adicionais e comentar os Tweets. Se você quiser uma opção mais ampla, pode recorrer às extensões de navegadores.

NoBBB

A NoBBB é uma das extensões para Google Chrome e Firefox mais populares quando o assunto é bloquear conteúdo do Big Brother. Além de eliminar as palavras-chave do Twitter e Facebook, a ferramenta também bloqueia conteúdo dos maiores portais da internet para que você tenha uma navegação mais saudável e leia suas notícias tranquilamente. Ele já possui algumas palavras pré-cadastradas, mas você também pode incluir manualmente outras que achar necessário.

Open Tweet Filter

Com essa extensão para o Google Chrome instalada, basta abrir o Twitter no navegador e clicar na opção "Filter", localizada no canto superior direito. Insira todos os termos escolhidos para que eles sejam bloqueados da sua timeline.

Chega de BBB

Mais uma ferramenta dedicada especialmente ao programa transmitido pela Rede Globo. Também disponível para o Chrome, essa extensão elimina automaticamente das páginas que você visita qualquer menção ao reality. Basta clicar no ícone que aparece no canto do seu browser e configure a extensão como quiser, incluindo a opção de ativar ou desativar o bloqueio a qualquer momento, aplicar o filtro apenas em sites selecionados, além de escolher quais palavras-chave o Chega de BBB vai usar para limpar a sua Internet.