6 benefícios do alongamento antes da corrida

Publicado em 15/06/2025, às 06h00
- O alongamento é essencial para preparar o corpo para a corrida (Imagem: fatir29 | Shutterstock)

Redação EdiCase

Com mais de 19 milhões de praticantes, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de países com mais pessoas que praticam corrida, segundo o Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava. Inclusive, foi o esporte mais praticado em todo o mundo em 2024 — uma tendência que segue firme em 2025, impulsionada pelo desejo de adotar hábitos saudáveis e atividades ao ar livre.

LEIA TAMBÉM

“A corrida melhora a capacidade física e ainda atua na saúde mental, já que aumenta a liberação de endorfina, que promove bem-estar, e melatonina, que contribui para um sono de qualidade. Mas é fundamental preparar o corpo corretamente para evitar lesões”, explica Klauber Penaforte, coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera.

Apesar dos benefícios da prática, o especialista reforça a importância de adotar alguns cuidados antes de sair para correr, principalmente no que diz respeito ao preparo corporal, à mobilidade articular e aos alongamentos.

Por que alongar antes de correr?

De acordo com Klauber Penaforte, o alongamento é um dos passos mais importantes antes da prática da corrida, mesmo para corredores amadores. A prática melhora a flexibilidade, amplia a mobilidade das articulações, reduz o risco de lesões musculares e prepara o corpo para o esforço físico.

“O ideal é que o corredor realize alongamentos dinâmicos e exercícios funcionais específicos, que ajudam na ativação muscular e na preparação do sistema neuromuscular. Tudo isso deve ser feito com acompanhamento de um profissional e com os exames médicos em dia”, orienta.

O alongamento aumenta a flexibilidade e ajuda a evitar lesões durante a corrida (Imagem: ORION PRODUCTION | Shutterstock)

Benefícios dos alongamentos antes da corrida

Confira os principais ganhos de alongar-se corretamente antes de correr:

  1. Redução do risco de lesões musculares e articulares: o alongamento prepara os músculos e melhora a amplitude dos movimentos, prevenindo distensões, entorses e tendinites;
  2. Aumento da flexibilidade: possibilita uma corrida mais eficiente e com menor gasto de energia;
  3. Melhora da circulação sanguínea: favorece a oxigenação dos músculos e a disposição;
  4. Preparo mental: reduz o estresse e melhora a concentração para a corrida;
  5. Aquecimento muscular: aumenta a temperatura corporal e melhora a elasticidade muscular;
  6. Correção da postura e eficiência dos movimentos: contribui para uma técnica mais correta e segura.

Dicas práticas de alongamentos para corredores

Abaixo, Klauber Penaforte lista alguns dos alongamentos recomendados para quem vai correr. Confira!

Membros inferiores

Membros superiores

Por Priscila Dezidério

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Croquetes perfeitos: 6 receitas fáceis e crocantes para experimentar Calvície em homens e mulheres: entenda as diferenças e as causas Quanto alguém precisa comer para subir de categoria no UFC? Estudo revela Síndrome da árvore de Natal: como evitar alergias no fim de ano