Aborto é prática para selecionar pessoas perfeitas, diz secretário da CNBB

Publicado em 10/02/2016, às 12h52

Redação

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, afirmou ao Broadcast Político, serviço em tempo real da Agência Estado, que "o aborto favorece a eugenia, uma prática para selecionar pessoas perfeitas". Ele participou, nesta quarta-feira, 10, do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica, que neste ano discute o saneamento básico.

O tema da campanha foi destacado como oportuno pelas autoridades já que a falta de saneamento está ligada a uma maior incidência de doenças - entre ela o zika, que tem causado um surto de microcefalia em bebês. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que encontra em águas paradas as condições ideais para se proliferar.

"A microcefalia ocorre no Brasil há anos. Estão aproveitando o momento para introduzir novamente o assunto do aborto", disse Steiner, referindo-se aos grupos pró-legalização que pretendem levar a questão ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2012, uma decisão histórica do STF tornou possível que gestantes interrompessem a gravidez de fetos anencéfalos. 

O presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), dom Flávio Irala, afirmou que "existe uma preocupação com a vida de todos: mãe, bebê e famílias". A discussão sobre o aborto, disse ele, "está entrando de forma meio enviesada em função da microcefalia". Entretanto, as igrejas que compõem o Conic ainda não debateram oficialmente o tema.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Usar palito de dente parece inofensivo, mas pode prejudicar a gengiva; entenda Vagas abertas - Fisioterapia em piscina aquecida oferece benefícios à comunidade de forma gratuita na Estácio Vítimas de picada de cobra podem sofrer AVC mesmo após receber soro AGU derruba 18 grupos no Telegram após descoberta de esquema com documentos falsos