AGU lança cartilha sobre condutas vedadas em eleição municipal

Publicado em 15/04/2020, às 13h32
Foto: Agência Brasil -

Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) lançou a cartilha que orienta os agentes públicos sobre as condutas vedadas em função das eleições municipais de 2020.

LEIA TAMBÉM

Entre os objetivos do documento está esclarecer quais condutas violam a legislação eleitoral e também orientar o agente público sobre como evitar o uso da máquina pública em favor de candidaturas.

O documento aborda temas que vão desde a definição de agente público para fins eleitorais, passando por condutas vedadas e uso indevido, desvio ou abuso do poder de autoridade, até orientações sobre a conduta ética a ser adotada durante o período eleitoral e improbidade administrativa, informou o órgão.

A cartilha discorre ainda sobre a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas; propaganda eleitoral antecipada; publicidade institucional; cessão e utilização de bens públicos; cessão de servidores ou empregados; transferência voluntária de recursos públicos; e distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios.

A íntegra do material, que é lançado há sete eleições, está disponível no site da AGU.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Advogada que é ré por morte do ex-sogro e mãe dele é condenada por perseguir o ex Tetracampeão com a Seleção se livra de prisão no aeroporto antes de embarque para a Copa São Paulo investiga mais um caso suspeito de ebola; mulher estava no Congo Promotoria denuncia Deolane, Marcola e outros 4 sob acusação de lavagem de dinheiro do PCC