Anvisa proíbe venda de marca de azeite após constatar irregularidades na importação

Publicado em 08/04/2026, às 10h51
- Freepik

g1

Ler resumo da notícia

O governo federal proibiu nesta quarta-feira (8) a venda de azeites da marca Afonso após identificar que os produtos têm origem desconhecida e irregularidades na empresa responsável pela importação da marca.

LEIA TAMBÉM

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

➡️A decisão determina a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do produto “aceite de oliva virgem extra – Afonso”.

Segundo o comunicado, o produto tem origem desconhecida e traz no rótulo como importadora a empresa Comercio de Generos Alimenticios Cotinga Ltda., que está com o CNPJ irregular na Receita Federal desde agosto de 2024.

Além disso, uma tentativa de inspeção no endereço da empresa, realizada pela Vigilância Sanitária de Curitiba, constatou que o estabelecimento não está mais em funcionamento no local.

Outro ponto apontado foi a reprovação em teste de qualidade. O azeite apresentou resultado insatisfatório na análise do índice de refração, um dos parâmetros utilizados para verificar a autenticidade e a pureza do produto.

Diante das irregularidades, as autoridades determinaram a apreensão do produto e a retirada do mercado.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Plano de saúde individual terá reajuste máximo de 5,11%, decide ANS Stress, burnout ou menopausa? Especialista explica como reconhecer os primeiros sinais Mulheres em vulnerabilidade podem ter acesso gratuito a absorventes em Alagoas; saiba como Novo teste promete detectar anemia olhando apenas os olhos do paciente