Após transbordamento de esgoto, IMA divulga relatório de balneabilidade das praias de Maceió

Publicado em 10/12/2021, às 16h48
Ascom IMA -

Redação TNH1

Após o transbordamento de esgoto em vários pontos da orla de Maceió, no último domingo, dia 5, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou nesta sexta-feira, 10, o relatório de balneabilidade das praias de Maceió e do Litoral de Alagoas. Das vinte praias urbanas de Maceió que tiveram material coletado para análise, sete estão impróprias para banho. Curiosamente, o trecho da Praia de Ponta Verde, próximo à barraca Lopana, na Avenida Sílvio Carlos Viana, em frente à Rua José Freire Moura, onde houve o transbordamento de esgoto no último domingo e onde foi constatada pelo IMA a presença de coliformes fecais e demais dejetos, não consta como impróprio para banho.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o IMA, sete praias de Maceió estão impróprias para banho: dois trechos da Praia do Pontal da Barra, na Avenida Assis Chateaubriand, 500 metros ao sul e 500 metros ao norte do Emissário da Casal; dois trechos da Praia da Avenida, também na Avenida Assis Chateaubriand, na interseção com a rua Dias Cabral, e na interseção com a rua Barão de Anadia. Um trecho da praia de Jatiúca, na Avenidas Álvaro Otacílio, entre as avenidas Antônio Gomes de Barros e Empresário Carlos da Silva Nogueira. Além de dois trechos na Praia de Cruz das Almas, onde foi constatado o lançamento de esgoto, na Avenida Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as ruas Mascarenhas de Brito e Padre Luiz Américo Galvão, e na mesma avenida, entre as ruas Padre Luiz Américo Galvão e Mauro Machado Costa.  

Das prais de Alagoas, nas regiões Norte e Sul, quatro trechos estão impróprios para banho. Na Região Norte, os trecho da Praia de Maragogi que ficam em frente à foz do Rio Salgado e em frente à foz do Rio Persinunga não são recomendado para banho, assim como a Foz do Rio Maragogi, cujas águas estão poluídas. Na Região Sul, o banho não é recomendado no trecho do Rio Niquim, a mais ou menos 300 metros de sua foz. 

De acordo com o relatório, a coleta foi feita pelos técnico do IMA no último dia 5 de dezembro, mesma data em que ocorreu o transbordamento do esgoto em vários pontos da orla de Maceió.
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática