Brasil

Baleia salta ao lado de barco de turistas em SC e imagens impressionam

| 05/08/22 - 14h08
| Foto: Mylo Inchausti Langley/ Divulgação

Um fotógrafo flagrou uma baleia-franca ao lado de um barco de turistas no Morro das Pedras, em Florianópolis. Mylo Inchausti Langley disse que o registro foi feito no final de manhã de terça-feira (2). A embarcação, segundo ele, seguia para a Ilha do Campeche.

"Ficaram próximos por um tempo, ela ficou fazendo graça, assim de perto", relata.

Mylo conta que desceu em um costão para tirar a foto. A cena foi registrada com 50x de zoom.

A empresa responsável pelo transporte de turistas à Ilha do Campeche compartilhou a imagem e informou que trata-se do barco Aline III. As travessias partem diariamente da Praia da Armação, no Sul da Ilha, a partir das 9h.

A espécie da baleia foi confirmada pela bióloga Karina Groch, do Projeto Baleia Franca.

"Além de todo o perfil dela ser característico, ainda tem o formato da nadadeira, que é quadradinho, exclusivo da Franca", explica.

(Foto: Mylo Inchausti Langley/ Divulgação)

Temporada

A primeira baleia-franca da temporada de 2022 em Santa Catarina foi avistada nadando nas praias da Ribanceira e do Porto em Imbituba, no Sul catarinense, em 13 de junho. A confirmação da chegada do animal ao litoral catarinense foi feita por câmeras de monitoramento.

Os registros foram compartilhados pelo Projeto ProFRANCA/Instituto Australis, que monitora as baleias na região (veja as imagens). Com o avistamento do aninmal, a temporada das baleias este ano começou um mais cedo. Geralmente, segundo o projeto, os animais chegam em julho na costa e deixam o local em setembro.

A população de baleias-francas está estimada em aproximadamente 550 fêmeas reprodutivas, segundo o instituto.