Maceió

Candidatos aprovados fazem manifestação no Centro contra anulação do concurso dos Bombeiros

| 17/11/21 - 11h11
| Foto: Cortesia ao TNH1

O grupo formado por candidatos aprovados no concurso público do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM) voltou a se manifestar contra a suspensão do certame, na manhã desta quarta-feira, 17, em frente ao Palácio República dos Palmares, no Centro da capital alagoana. O protesto aconteceu de forma pacífica, com o objetivo mais uma vez de chamar a atenção das autoridades para a revogação do cancelamento das provas.

O governo de Alagoas confirmou no fim do último mês que as fases já realizadas dos concursos das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros foram anuladas. A gestão comunicou que a decisão foi tomada após o término da primeira fase da Operação Loki, que constatou a existência de um esquema de alcance nacional de tentativa de fraudes em concursos públicos, e por não conseguir, apesar das investigações, identificar exatamente quais foram os beneficiados com o esquema. 

A comissão dos concurseiros levou faixas com frases como "Justiça para todos os candidatos que passaram de forma lícita. O concurso precisa continuar". Eles querem que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que determinou a suspensão, reconsidere a medida e retome com as fases do certame depois das investigações da polícia. O grupo também pediu para que fossem eliminados apenas os candidatos envolvidos na fraude.

No último dia 3, os aprovados foram até a sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL), no bairro Poço, para um encontro com promotores de Justiça para formalizar o pedido de manutenção do concurso. Na ocasião, o grupo confeccionou um termo, que teve 120 assinaturas, para a solicitação junto ao órgão.