Com doses da Pfizer, governador anuncia vacinação para transplantados, gestantes e puérperas

Publicado em 03/05/2021, às 17h23
TV Brasil -

Redação TNH1 com Agência Alagoas

As 7.020 doses da vacina Pfizer chegaram hoje a Alagoas e serão usadas para imunizar contra a Covid-19 pessoas que receberam transplantes de órgãos, gestantes e puérperas, informou o governador do estado, Renan Filho (MDB), na tarde desta segunda-feira, 3, em publicação nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM

Segundo o governador, será iniciada a vacinação de transplantados a partir de 18 anos e gestantes e puérperas que têm mais de 18 anos e possuem comorbidades. Já as gestantes e puérperas que não possuem comorbidades, a imunização nesta fase será destinada às mulheres a partir dos 35 anos. 

"Esse é mais um grande passo para proteger os alagoanos. Vamos continuar firmes para vacinar a nossa população", afirmou Renan Filho. 

Agendamento pelo site – O novo público-alvo deverá fazer um agendamento prévio no site covid19.saude.al.gov.br/agendavacina para receber a primeira dose do imunizante belga, que estará à disposição da população em três pontos, sendo dois em Maceió e um em Arapiraca.

De acordo com Herbert Charles Barros, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, o agendamento poderá ser feito a partir desta terça-feira (4) e a aplicação das doses da Pfizer terá início na quinta-feira (6). Ele ressaltou que os imunizantes da Pfizer estão congelados e armazenados em um freezer, com temperatura entre -25° e -15° Celsius.

“Os grupos prioritários poderão fazer o agendamento para o Hospital Metropolitano de Alagoas ou para o Hospital da Mulher, em Maceió. E em Arapiraca a vacinação acontece no Centro Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos. As pessoas transplantadas vão precisar, no momento do agendamento, informar qual órgão foi transplantado e deverão levar as documentações que comprovem a realização do transplante”, explicou o superintendente.

As gestantes e puérperas com comorbidades devem se guiar pelo Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19, que definiu as doenças prioritárias nesse momento da campanha de vacinação. O Plano pode ser baixado neste link. Para se ter a imunidade completa com a Pfizer é preciso aplicar duas doses, em um intervalo de 12 semanas.

Nova etapa

Mais cedo, no início da tarde, o governador comunicou as novas faixas que vão entrar na etapa de vacinação contra Covid-19 no estado. A imunização vai dar sequência aos grupos de profissionais de saúde e pessoas com comorbidades e deficiência. Além disso, profissionais de educação a partir do ensino básico, reeducandos e servidores do Sistema Prisional, e pessoas em situação de rua entram na faixa de vacinação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar