Com esgotamento de leitos, Centro de Convenções vai ganhar hospital de campanha

Publicado em 17/03/2021, às 08h52
Foto: Agência Alagoas -

Eberth Lins

Com a explosão de novos casos da Covid, o Governo de Alagoas vai reabrir o hospital de campanha Dr. Celso Tavares, que funcionava no Centro de Convenções, no bairro Jaraguá, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

A informação foi confirmada pelo governador Renan Filho (MDB), na tarde dessa terça-feira (16), durante coletiva para anunciar o endurecimento das medidas de enfrentamento ao coronavírus no estado, que passou para a fase vermelha na totalidade.

"Havia uma liminar porque há sempre disputa de empresas. O hospital de campanha de Alagoas é o mais barato do Brasil. A gente se vangloria disso e é muito importante neste momento. E nos próximos dias esperamos entregá-lo pronto para a sociedade. A PGE (Procuradoria Geral do Estado) fez um trabalho muito diligente no sentido de garantir o direito do Estado e do povo de oferecer tratamento às pessoas", detalhou o governador.

Foto: Agência Alagoas 

A estrutura, do hospital que funcionou até que até setembro do ano passado, ofertava 150 leitos clínicos, contava com cerca de 400 médicos, fisioterapeutas, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratório e enfermagem se revezando nos cuidados clínicos, 24 horas por dia, aos pacientes internados.

O TNH1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para saber detalhes como a data do retorno e a oferta de leitos da estrutura neste novo momento da doença no estado e aguarda uma resposta.

O hospital de campanha do Jaraguá funcionou até o dia 28 de setembro de 2020, quando o governador anunciou o fechamento da estrutura, visto a queda no número de novos casos da Covid e diminuição da taxa de ocupação de leitos destinados ao tratamento da doença. “A gente vai deixar a estrutura em stand by, para com toda a segurança, prudência e responsabilidade necessárias, acompanhar os números da Covid-19 e se houver qualquer aumento da doença em Alagoas, estaremos preparados para retomar aquilo que foi interrompido”, disse Renan Filho à época.

Decreto

Anunciado ontem (16), o novo decreto colocou todo o estado na chamada Fase Vermelha de isolamento social, com toque de recolher em todos os municípios, a partir das 21 horas, e fechamento do comércio, shoppings e praias nos finais de semana.  As medidas passam a valer a partir desta próxima sexta-feira (19). Confira todas as medidas aqui.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados