☰
✕

Comissão coloca em debate recuperação judicial, extrajudicial e falências

Publicado em 07/10/2019, às 11h02
Pexels -

Agência Câmara

A Comissão de Desenvolvimento Econômico debate nesta quarta-feira (9) questões relacionadas a recuperação judicial, extrajudicial e falências. O debate atende a requerimentos de diversos parlamentares.

LEIA TAMBÉM

O deputado Hugo Leal (PSD-RJ), um dos deputados a pedir a audiência, lembra que em 2005, foi sancionada a Lei 11.101, que "Regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária", para submeter todos os créditos tributários à recuperação judicial.

"Passados, aproximadamente, 15 anos de sua vigência, ressurgiu, nesta 56ª Legislatura, no âmbito do novo Governo Federal, a preocupação e interesse ainda maior em reformar e atualizar a legislação recuperacional e falimentar das empresas, mediante o estudo de novas e significativas alterações na lei que hoje está em vigor".

Ele acrescenta que o Ministério da Economia optou por não enviar outro projeto ao Congresso, mas por retomar os trabalhos de aprofundamento da revisão da legislação falimentar, aproveitando a tramitação em curso do PL 10220/18.

Foram convidados:
- o secretário Especial da Fazenda Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior;
- o procurador da Fazenda Nacional e Assessor da Secretaria Especial de Fazenda, Filipe Aguiar de Barros;
- o promotor de Justiça Ministério Público do Estado de São Paulo - MP/SP, Eronides Santos;
- o juiz auxiliar da Corregedoria Conselho Nacional de Justiça, Daniel Carnio Costa;
- o presidente Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade;
- o presidente Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, José Roberto Tadros;
- o presidente Federação Brasileira dos Bancos, Murilo Portugal Filho;
- o presidente Instituto Brasileiro de Administração Judicial, Bruno Rezende;
- o advogado Especialista em Insolvência e Professor de Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica (SP)0, Ivo Waisberg; e
- o advogado Especialista em Insolvência Empresarial e Professor da Fundação Getúlio Vargas (RJ), Pedro Freitas Teixeira.

A reunião será realizada às 14 horas, no auditório Nereu Ramos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Comissão aprova proposta que tipifica lesbocídio no Código Penal Após se declarar presidente eleito, Flávio faz nova carta e se diz líder do Brasil Flávio Bolsonaro usou passaporte italiano para deixar a Argentina em jatinho após atravessar fronteira pelo Paraná Avião com Flávio Bolsonaro e família segue para Miami