Comissão da Câmara aprova visita técnica ao Vale do Javari

Publicado em 21/06/2022, às 21h09
Bruno e Dom foram mortos na Amazônia | Reprodução -

GABRIELA VINHAL / FOLHAPRESS

A comissão externa da Câmara destinada a acompanhar e fiscalizar as circunstâncias do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips se reuniu pela primeira vez nesta terça-feira (21) e aprovou uma série de requerimentos, incluindo uma visita técnica à região do Vale do Javari, no Amazonas. A ida à região onde a dupla morreu deve ocorrer na semana que vem.

LEIA TAMBÉM

Com o petista José Ricardo (AM) na coordenação e Joenia Wapichana (Rede-RR) como vice, o grupo também aprovou a realização de audiências públicas com integrantes do governo, como o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier da Silva, e com especialistas, lideranças indígenas e familiares das vitimas.

O colegiado também deve pedir providências para garantir a proteção aos indígenas que atuam no local e que auxiliaram as autoridades nas buscas pelos corpos do indigenista e do jornalista. A autora do requerimento, a deputada Joenia Wapichana, pediu que a comissão solicite as providências imediatamente.

"Requeremos, nos termos regimentais, providências dessa Comissão no sentido de solicitar providências juntos aos órgãos para garantir a imediata proteção e segurança aos vigilantes indígenas que compõem a Equipe de Vigilância da Univaja e aos coordenadores da Univaja", disse, no documento.

INVESTIGAÇÃO NO SENADO - Além da Câmara, o Senado também instalou, na manhã de segunda (20), uma comissão especial para apurar o contexto em torno das mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. O colegiado, que tem um prazo de trabalho de 60 dias, é presidido pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos principais opositores ao governo.

O relator será Nelsinho Trad (PSD-MS), e o vice-presidente será Fabiano Contarato (PT-ES). A criação da comissão foi aprovada no plenário do Senado na semana passada, quando as mortes de Dom e Bruno ainda não estavam confirmadas. O grupo de senadores deverá ir pessoalmente ao Amazonas para acompanhar as apurações.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Filho de Eliza Samudio fez proposta inesperada para abrir mão de dinheiro do pai Dona da Tok&Stok e da Mobly pede recuperação judicial com dívida de R$ 1,1 bilhão Explosão em SP: três homens estão hospitalizados; um em estado grave Explosão atinge residências e deixa feridos na zona oeste de São Paulo