Correios começam a cobrar taxa em todas encomendas internacionais

Publicado em 28/08/2018, às 17h57
Correios: Nova taxa para encomendas internacionais é de R$ 15 | Elza Fiuza/Agência Brasil -

Exame

Todas as encomendas internacionais que chegarem ao Brasil pelos Correios estão sujeitas à cobrança de uma taxa extra de despacho postal no valor fixo de 15 reais. A medida foi anunciada na segunda-feira (27) e já está valendo.

LEIA TAMBÉM

Em nota, os Correios explicaram que, nos últimos anos, o serviço era cobrado apenas para os objetos tributados pela Receita Federal. Porém, com o aumento das importações, a empresa precisou injetar mais recursos na operação para manter o padrão do serviço.

O despacho postal, diz a nota, não deve ser confundido com tributo ou frete. “O serviço se refere às atividades de suporte ao tratamento aduaneiro realizadas pelo operador postal, como o recebimento dos objetos e inspeção por raio X, formalização da importação no sistema da Receita Federal (quando for o caso), tratamento de eventuais inconformidades (objetos proibidos, perigosos ou com exigências específicas impostas pela autoridade aduaneira para admissão), recolhimento e repasse dos impostos à Receita Federal (quando houver tributação), disponibilização de informações ao importador para desembaraço da remessa via internet, entre outras”, explica a empresa.

Quem estiver esperando por uma encomenda vinda do exterior, deve rastrear o pacote e fazer o pagamento dos 15 reais por meio de boleto ou cartão de crédito. O prazo de entrega do produto só começar a contar a partir do dia que a transação for confirmada pelos Correios.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia do DF investiga morte de veterinária atacada por cão do Senado como acidente de trabalho Motorista de app que recebeu proposta em dinheiro para ouvir história de traição preferiu pizza: ‘Tava morrendo de fome’ Projeto proíbe apostas em bets e prevê multas de até R$ 2 bilhões Mulher encontrada acorrentada em Goiás diz ter sofrido queimaduras com ácido na boca