Critério Regional na Uncisal: autora de projeto se pronuncia sobre cancelamento de matrículas

Publicado em 12/06/2026, às 09h28
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) - Foto: Assessoria

Eberth Lins

Ler resumo da notícia

A deputada estadual Cibele Moura usou as redes sociais para denunciar que 158 estudantes podem perder suas vagas na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) após o questionamento judicial da lei que instituiu o critério regional na instituição.

LEIA TAMBÉM

A norma garante um acréscimo de 10% na nota para candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos, como forma de priorizar estudantes de Alagoas na disputa por vagas nos cursos da universidade.

De acordo com a parlamentar, dois advogados ingressaram com uma ação para tentar derrubar a legislação. O julgamento está previsto para o dia 18.

Conforme a deputada, apenas no curso de Medicina, 44 alunos foram aprovados com base no critério regional.  "Muitos desses alunos moravam no interior, deixaram suas cidades, vieram para Maceió, alugaram casa, mudaram a rotina da família e já estão indo para o segundo período", escreveu a parlamentar. 

Cibele Moura defende que a lei foi criada dentro da legalidade e sustenta que os estudantes aprovados pelo critério possuem direito adquirido.

"Primeiro de tudo, o critério é legitimo, o processo foi movido dentro da legalidade, com uma lei válida movido por uma instituição pública com todo processo legal", pontuou.

Entenda o critério - Conforme a Lei Estadual nº 9.365, de 3 de setembro de 2024, terão direito ao critério de inclusão regional, os candidatos residentes em Alagoas e que, cumulativamente, sejam naturais de Alagoas ou que, não sendo, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas regulares e presenciais dos municípios do Estado de Alagoas. O critério de inclusão regional será constituído por um acréscimo de 10%, que incidirá sobre a nota resultante da média aritmética das notas obtidas pelo candidato. 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Daqui pro Mundo: intercambistas de Alagoas iniciam aulas na Inglaterra Fies abre adesão para instituições de ensino superior no 2º semestre MEC Idiomas: nova plataforma oferta inglês e espanhol gratuitamente Justiça Ambiental: Projeto Onilé e Ósun – Cuidar da Terra e da Água será lançado na Ufal