Defesa Civil Nacional tira plataforma do ar após alerta falso: "invasão"

Publicado em 20/06/2026, às 08h38
- Reprodução

CNN Brasil

A Defesa Civil Nacional e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informaram que a plataforma de envio do Defesa Civil Alerta foi retirada do ar na madrugada deste sábado (20) após ser alvo de uma invasão e um possível ataque hacker.

LEIA TAMBÉM

Segundo o comunicado do órgão nacional, um alerta falso, disparado de maneira remota por alguém que não faz parte do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, foi enviado a celulares em várias regiões do país.

"A mensagem disparada foi do tipo Alerta Extremo e continha a palavra “misantropia” — que significa ódio à humanidade. Provavelmente se trata de um ataque hacker", diz a nota da Defesa Civil Nacional.

A pasta também informou que a a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional acionará a Polícia Federal e trabalha para retomar a ferramenta de alerta assim que todas as condições de segurança forem restabelecidas.

Entenda o caso
Um alerta falso com a palavra "misantropi4" foi enviado na madrugada deste sábado (20) a celulares em vários estados do Brasil. Inicialmente, a mensagem de "alerta extremo" foi enviada a aparelhos no estado do Paraná, mas um segundo aviso foi disparado poucos minutos depois para celulares em São Paulo e no Rio Janeiro.

Em nota, a Defesa Civil de São Paulo afirmou que o alerta não foi enviado por nenhum de seus agentes e que, até o momento, não há registro de ocorrência que justifique a emissão de alerta extremo relacionado ao conteúdo reportado.

O comunicado também explica que a ferramenta Cellbroadcast, utilizada para envio do alerta severo e extremo, é gerida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e foi temporariamente desabilitada até que a situação seja esclarecida. A Defesa Civil de São Paulo disse que acionou a Anatel e outras instituições envolvidas na operação do sistema para investigar a origem da mensagem.

Além do alerta pela plataforma Cellbroadcast, moradores da cidade de São Paulo também relataram ter recebido uma mensagem com o mesmo conteúdo via SMS.

No Paraná, o governo estadual afirmou que o alerta não foi disparado pela Defesa Civil do estado e que não há nenhum evento severo previsto para Curitiba. O órgão estadual disse que acionou a Defesa Civil Nacional e Anatel sobre o caso.

Já a Defesa Civil do Rio de Janeiro confirmou que não disparou nenhum alerta e disse que o comunicado recebido pelos usuários "decorre de uma instabilidade no sistema de envio de alertas IDAP/Cell Broadcast, plataforma sob responsabilidade da Defesa Civil Nacional, vinculada ao Governo Federal".

O órgão também esclareceu que não há, até agora, qualquer situação de risco relacionada a desastres naturais que justifique a emissão de alerta para a população fluminense e que segue monitorando a situação.

Moradores do Rio também relataram ter recebido uma mensagem por SMS com conteúdo relacionado ao alerta.

O que é misantropia?
Segundo o dicionário Michaelis On-line, misantropia significa "horror à humanidade ou aversão à natureza humana" e, por extensão, "estado que se caracteriza por profunda tristeza; depressão, melancolia"; "tendência a evitar a companhia de outras pessoas ou a cultivar o isolamento".A CNN entrou em contato com a Anatel e ainda não obteve resposta.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Misantropia: saiba o que significa mensagem disparada em alerta falso Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 42 milhões neste sábado Ex-atacante Brasão é morto a tiros em bar de Tubarão (SC) Mulher é presa suspeita de fingir câncer da filha para pedir dinheiro