Política

Em Brasília, governador Renan Filho visita farmacêutica em busca de vacinas contra a Covid

| 02/03/21 - 08h03
| Foto: Foto: Marcio Ferreira / Agência Alagoas

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), se reúne na manhã desta terça-feira, 02, com outros gestores de estados na União Química Farmacêutica Nacional, em Brasília, para tratar a possibilidade da compra das vacinas pelas unidades da federação. Ele voltou a afirmar que, em caso de oferta, Alagoas tem recursos para adquirir o imunizante e acelerar o processo de vacinação.

Em vídeo publicado no Instagram, Renan Filho destacou que vai observar as condições de ofertas do laboratório que vai fabricar as vacinas no país, assim como o cenário de atendimento da unidade. 

"Estou me preparando para sair em visita à União Química, onde vamos ver a possibilidade dos estados brasileiros adquirirem diretamente vacinas. O STF, como vocês acompanharam, já decidiu que os estados podem comprar as vacinas, no caso do não cumprimento integral do Plano Nacional de Imunização. E estou aqui justamente para, ao lado de outros governadores do Brasil, visitarmos o laboratório que vai produzir vacinas, especialmente a Sputnik, para que a gente observe as condições de ofertas, se ele tem condição de atender os estados diretamente".

"Se tiver oferta de vacinas, Alagoas tem recursos e vai comprar vacinas para acelerar o plano no nosso Estado, especialmente priorizando a vacinação dos grupos de risco, com idosos e profissionais da linha de frente, e depois desses, os profissionais da educação para que a gente tenha condição de retornar com as aulas letivas presenciais", completou. 

Renan Filho também adiantou que os governadores, após o primeiro compromisso, devem seguir para um encontro com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (Progressistas), com o objetivo de intensificar a relação dos estados com o Congresso Nacional para que seja encontrado um caminho para acelerar o processo de imunização do país.

"Somente com a vacinação ampla do nosso povo, a gente vai ter a possibilidade de voltar a uma vida mais próxima do normal possível", explicou Filho.

O governador voltou a reforçar que as pessoas precisam colaborar para evitar o crescimento no número de casos, de mortes e de ocupação de leitos, visto nas últimas semanas. Além disso, Renan Filho disse que enfrenta a pandemia com a tentativa de menor impacto possível para a economia, com a garantia de salvar vidas.

"Todo mundo tem acompanhado o crescimento de casos de Covid-19 no Brasil. Em Alagoas tivemos crescimento de casos, de mortes e de ocupação das unidades hospitalares exclusivas para a Covid. Nós precisamos da colaboração de todo mundo, das pessoas, que mantenham o distanciamento social, usem a máscara toda vez que precisar sair de casa [...] A Covid-19 não é uma doença individual, é uma doença coletiva. Quem tem o vírus, mesmo que assintomaticamente, pode passar para outra pessoa que desenvolva a doença gravemente", reforçou.

"Você que é empresário, que é comerciante, colabore também para que a gente proteja os trabalhadores e os clientes. Nós estamos conversando com todos para tentar, em Alagoas, levar esse momento com o menor impacto econômico possível, garantindo o salvamento das vidas, é isso que estamos tentando equilibrar. É fundamental a colaboração de todos", finalizou o gestor.