Fiscalização flagra grande desmatamento em área verde no Antares

Publicado em 06/05/2021, às 15h16
Divulgação / BPA -

Redação TNH1

Uma operação de fiscalização do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizada na manhã desta quinta-feira, 6, no bairro do Antares, parte alta de Maceió, constatou grande área de desmatamento na região de área verde do local. Um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Alagoas e representantes do Ministério Público Estadual e da associação de moradores do Antares também acompanharam a fiscalização. 

LEIA TAMBÉM

Em abril, o TNH1 mostrou que animais como cobras, raposas e até tamanduás estão aparecendo em condomínios residenciais após o desmatamento de uma área verde próxima. A Secretaria de Segurança Pública solicitou apuração sobre o caso e hoje o Batalhão de Polícia Ambiental reuniu um grupo para fiscalizar a área. 

Com a fauna praticamente expulsa do seu habitat, moradores de três condomínios na parte alta da capital passaram a "conviver" com bichos como sagui e serpentes, que surgem nas áreas comuns e até em apartamentos dos residenciais Parque Maceió, Monte Verde e Mata Atlântica. 

"A princípio, o pessoal da UFAL foi fazer o levantamento e o Batalhão Ambiental foi fazer a fiscalização. Detectamos vários desmatamentos e pegamos vários animais silvestres. Ninguém foi encontrado (os autores), mas foi tudo registrado em fotos e será encaminhado em uma peça ao Ministério Público. O pessoal pretende dar entrada ali como Área de Proteção Permanente ou Área de Proteção Ambiental", detalhou o sargento Aurélio, do BPA.   

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual de Alagoas para saber mais detalhes sobre quais procedimentos devem ser tomados. A matéria será atualizada assim que houver posicionamento. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática