Grupo mergulha com tubarões no arquipélago de Alcatrazes (SP)

Publicado em 22/03/2024, às 23h15
Freepik -

Folhapress

Um grupo de Ilhabela avistou um cardume de mais de 40 tubarões-martelo no arquipélago de Alcatrazes, uma unidade de conservação marinha a 40 km da costa no litoral norte de São Paulo, no último domingo (17).

LEIA TAMBÉM

Os visitantes do local, 15 amigos entre velejadores, surfistas e mergulhadores, estavam acompanhados por pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, que compartilharam a cena nas redes sociais do instituto.

De acordo com o órgão, o avistamento do cardume é um bom sinal. "O aparecimento de cardumes de espécies de tubarões é um importante indicativo de eficiência na proteção dos ambientes marinhos de Alcatrazes, uma vez que estes animais ocupam a posição de topo da cadeia alimentar e sua ocorrência se dá em locais onde o ambiente está em equilíbrio", diz o exto que acompanha o vídeo.

Com 67.364 hectares, o arquipélago de Alcatrazes é a maior unidade de conservação marinha de proteção integral das regiões Sul e Sudeste país e a segunda maior do Brasil. Já foram catalogadas mais de 1.300 mil espécies de flora e fauna na região, e ao menos 259 espécies de peixes estão protegidas.

Turistas podem visitar o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago dos Alcatrazes através de empresas autorizadas -listadas no site do ICMBio- para praticar mergulho de flutuação ou para passeios dedicados ao avistamento de pássaros.

O acesso às ilhas que compõem o arquipélago é vetado, assim como qualquer modalidade de pesca e a presença de embarcações de recreio dentro do arquipélago.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Saiu rindo', diz segurança sobre colega que liderou espancamento que matou ciclista no Rio Empresária que morreu após cirurgia plástica fez seis procedimentos no rosto, diz família Campo de society comprado com dinheiro do tráfico é alvo de operação em RO PEC que acaba com a escala 6x1 chega à CCJ, e governo Lula emplaca aliado na relatoria