Hospital no interior de Alagoas cria cartilha para incentivar amamentação

Publicado em 23/06/2019, às 20h11
Divulgação / HR -

Assessoria

O leite materno é o alimento ideal para os bebês, pois supre todas as necessidades nutricionais até os seis meses de idade. Além disso, o contato carinhoso com a mamãe traz muito benefícios para o desenvolvimento da criança. Pensando nisso, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, resolveu ampliar o trabalho com a equipe técnica da maternidade.

LEIA TAMBÉM

Uma cartilha foi criada e distribuída entre os profissionais, com o objetivo de que as normas sejam utilizadas no dia a dia do atendimento as gestantes. O projeto faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), um selo de qualidade recebido pelo Regional de Arapiraca e que foi instituído pelo Unicef e OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para ser amigo da criança, o HR cumpriu os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e ainda trabalha a humanização à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantindo o livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas. Já os bebês têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias.

Entre as normas desenvolvidas pelo Hospital Regional está o treinamento de toda a equipe de cuidados de saúde, orientação às mamães sobre como amamentar e manter a lactação, não dar aos recém-nascidos nenhum outro alimento, não incentivar chupetas e encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento.

O diretor médico do HR, o obstetra Ulisses Pereira, destacou a necessidade do contato da mãe com o filho logo após o nascimento e fez questão de ressaltar o trabalho realizado pela maternidade. “Essa é a relação inicial e a mais indicada para mães e filhos. Os profissionais estão preparados para manter e estimular esse convívio”, avaliou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vítimas de picada de cobra podem sofrer AVC mesmo após receber soro AGU derruba 18 grupos no Telegram após descoberta de esquema com documentos falsos Anvisa manda apreender produtos de marca United Labz que vendia tirzepatida e retatrutida no Brasil Anvisa aprova nova caneta emagrecedora à base de semaglutida