Imagens áreas mostram estragos provocados pela cheia em Santana do Ipanema

Publicado em 30/03/2020, às 16h03
Foto: Reprodução -

TNH1

As fortes chuvas na região do município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, seguem causando prejuízos aos moradores da região. A cidade, que está em situação de emergência desde a semana passada, registrou cheias, desabastecimento de água potável e energia elétrica, e está com parte do acesso comprometido.

LEIA TAMBÉM

O Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros (CB) sobrevoou a região na manhã desta segunda-feira (30) e as imagens registradas pela equipe são de completo caos.

Segundo monitoramento realizado pela Sala de Alerta, nas últimas 24 horas, choveu 70 milímetros em Santana do Ipanema. O volume é mais que o esperado para todo o mês de março na região. Além disso, o rompimento de uma barragem em Pernambuco fez com que o nível do Rio Ipanema subisse dois metros acima da cota de transbordamento.

Hoje pela manhã, a ponte sobre o Rio Santana, principal via de acesso à cidade, foi interditada, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por apresentar risco ao tráfego devido ao nível da água.

No último dia 25, o prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhoões, decretou Situação de Emergência na cidade. Também na semana passada, o governador Renan Filho visitou o município e anunciou recursos para o enfretamento da situação.

Monitoramento

No final da manhã desta segunda-feira, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que está acompanhando o volume de chuvas e o nível dos rios. A média climatológica para todo o mês era de 65 milímetros, mas já foi registrando mais de 500 milímetros de chuvas na região. O aviso meteorológico emitido na noite de ontem  (29) segue vigente e alerta para chuvas de intensidade moderada com algumas pancadas intensas, incidências de raios e acumulados significativos em todas as regiões alagoanas.

Nível do Rio Ipanema

De acordo com a Semarh, uma barragem particular no município de Águas Belas, em Pernambuco, rompeu e desaguou Rio Ipanema. As águas da barragem chegaram à cidade na manhã de hoje e fez com que o nível do rio subisse repentinamente mais de 1,5 m. O Rio Ipanema está dois metros acima da cota de transbordamento, ultrapassando aproximadamente 1,5 m a cheia da última semana.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas