Índios protestam em Joaquim Gomes contra Projeto de Lei que altera demarcação de terras

Publicado em 22/06/2021, às 12h26
PL 490/2007 altera demarcação de terra e é considerado um retrocesso por povos indígenas | Foto: Cortesia / Ascom PRF -

Eberth Lins

Na manhã desta terça-feira (22), povos indígenas da tribo Wassu Cocal bloquearam o KM 24 da BR-101, em Joaquim Gomes. O protesto foi encerrado no período da tarde, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

LEIA TAMBÉM

O ato é contra o Projeto de Lei (PL) 490/2007, que altera o Estatuto do Índio e determina que as terras indígenas sejam demarcadas por meio de leis, o que é considerado um retrocesso pelos índios.

O protesto teve início por volta das 09 horas e a pista está totalmente interditada. Com o bloqueio, uma longa fila de carros se formou na BR-101. 

A PRF já está no local e informou que agentes estão conversando com manifestantes na tentativa de liberar a via. A pista foi desbloqueada às 14h40.

Projeto é considerado retrocesso

O Projeto de Lei foi apresentado pelo deputado Homero Pereira (PR-MT) e, se aprovado, a competência para determinar a demarcação das terras indígenas passa a ser do Congresso. Para povos indígenas, a proposta é uma ameaça e atende a chamada "bancada ruralista".

Atualmente, a demarcação das terras indígenas é de responsabilidade do Governo Federal, por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai), sendo realizada via ato administrativo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Alagoas reduz analfabetismo em quase 30% e bate recorde histórico com foco na infância e expansão da EJA Nota Fiscal Cidadã distribui R$ 2 milhões em prêmios; veja os ganhadores Dossiês completos e 'blitz encomendada': PF detalha esquema de espionagem de empresário alagoano Empresário alagoano chefe de esquema de R$ 1,5 bilhão é preso por espionar investigações