Alagoas

Lama e destruição: imagens mostram estragos causados pela cheia em Santana do Ipanema

| 26/03/20 - 10h03
| Foto: SGT BM Paulo Soares

Santana do Ipanema amanheceu com um cenário de lama e destruição após o transbordamento do riacho Camoxinga na noite da última quarta-feira (25). O Corpo de Bombeiros enviou imagens que mostram muros destruídos, árvores e objetos arrastados, além de muita lama nas ruas da cidade na manhã de hoje. 

O Corpo de Bombeiros auxiliou durante toda a madrugada e afirmou que 50 pessoas foram resgatadas da enchente e que não houve registro de morte. O CBM disse ainda que 40 desabrigados foram encaminhados para a igreja paróquia de São Cristóvão. Ao todo, 33 pessoas participaram do resgate entre brigadistas de Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Penedo e voluntários do 9º Grupamento de Bombeiro Militar. Seis viaturas e uma embarcação foram utilizadas na operação. Outros desabrigados foram encaminhados para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL) informou que as chuvas que vêm ocorrendo nos últimos dias sobre a bacia hidrográfica do rio Ipanema poderão impactar significativamente na elevação do seu nível e afetar os municípios de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e localidades à jusante do rio. 

A Semarh ressaltou ainda que "A chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo. A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e hidrológicas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento".