☰
✕

Maceió: mais de 50 autuações são registradas este ano por poda e supressão de árvores sem autorização

Publicado em 30/05/2026, às 11h20
- Ascom Alurb

TNH1 com Secom Maceió

Ler resumo da notícia

Mais de 50 autuações contra empresas e cidadãos que realizaram intervenções irregulares em árvores, em áreas públicas e privadas, foram registradas nos primeiros cinco meses de 2026 em Maceió. A informação foi passada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), neste sábado (30).

LEIA TAMBÉM

Entre os casos, construtoras e até a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital foram multadas por executarem serviços consideradas inadequadas e sem a devida autorização ambiental.

A Alurb reforça o alerta para a população sobre a realização de podas e supressões de árvores sem autorização. Segundo o órgão, a prática é considerada crime ambiental e pode resultar em multas, autuações e outras penalidades previstas na legislação ambiental.

De acordo com Rosivan Mendes, coordenador de arborização urbana, a autorização é fundamental para garantir que a intervenção ocorra de forma segura, sem comprometer o meio ambiente, a arborização urbana e a segurança da população.

"É necessário que o técnico vá ao local e faça uma avaliação minuciosa, garantindo que o serviço seja ambientalmente correto. Nossas equipes de fiscalização seguem atuando em diversos bairros da cidade para identificar práticas irregulares e responsabilizar os infratores", disse.

A Alurb destaca que qualquer serviço de poda ou supressão deve ser previamente autorizado pelo órgão. Para solicitar a autorização, o cidadão deve entrar em contato através do WhatsApp (82) 98802-4834, onde receberá orientações sobre o procedimento, documentação necessária e informações sobre as taxas cobradas para cada tipo de serviço.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ambulantes e barraqueiros do Mirante São Gonçalo passam por ordenamento Prefeitura recupera rede de drenagem danificada na Ladeira da Moenda Justiça afasta gestora de abrigo em Maceió e dá prazo para Prefeitura apresentar plano de regularização Comitê inicia vistorias em mais de 2 mil imóveis no entorno da área de afundamento do solo em Maceió