☰
✕

Maceioenses gastam quase seis horas por semana no deslocamento para o trabalho

Publicado em 07/05/2021, às 12h38
Arquivo -

Assessoria IBGE

As pessoas de 15 anos ou mais que viviam em Maceió e tinham uma ocupação em 2019 levavam, em média, 5,7 horas por semana para se deslocar ao trabalho, considerando os trajetos de ida e volta. No Nordeste, somente os moradores de Salvador (6,9 horas), Recife (6,1) e Fortaleza (5,8) precisavam de mais tempo que os maceioenses.

LEIA TAMBÉM

Os dados são do quinto volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgado nesta sexta-feira (07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O estudo, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, apresenta, desta vez, resultados sobre acidentes, violência, doenças transmissíveis, atividade sexual, características do trabalho e apoio social.

Em Alagoas, o tempo médio observado foi de 4,5 horas semanais. No recorte por grupos de idade, os jovens alagoanos de 15 a 17 anos eram os que necessitavam de menos tempo (2,8 horas), enquanto os do grupo seguinte, de 18 a 29 anos, representavam o maior tempo de todos (5,2 horas).

A análise pelas classes de tempo de deslocamento diário da casa para o trabalho revelaram que 38% (385 mil pessoas) dos alagoanos levavam menos de 30 minutos no trajeto de casa até o trabalho, 26,1% (265 mil) levavam de 30 minutos até menos de uma hora, 22,1% (224 mil) de uma hora até menos de duas horas e 13,8% (139 mil) precisavam de duas horas ou mais.

Proporção de uso de cinto de segurança em Maceió está entre as maiores do país

A PNS também revelou que há diferença no uso do cinto de segurança quando se está no banco da frente ou de trás. Em Maceió, 95% das pessoas maiores de idade disseram sempre usar cinto de segurança quando dirigem ou andam de carro/automóvel no banco da frente, inclusive em táxi. Entre as capitais, somente em Recife (95,7%), Curitiba e Porto Alegre (ambas com 95,5), Florianópolis (95,4) e Vitóría (95,3) registraram proporção maior que a da capital alagoana.

Os dados também indicaram que quanto maior a idade, maior o uso. A proporção era de 89,4% entre as pessoas de 18 a 29 anos em Maceió e, do outro lado da ponta, alcançava 98% entre as pessoas com 60 anos ou mais. Em Alagoas, a média geral de pessoas que sempre usavam ficou em 83,7%. 

Por outro lado, a pesquisa mostrou que 68% das pessoas maiores de idade em Maceió sempre usavam cinto de segurança quando andam de carro/automóvel e estavam no banco de trás, inclusive táxi. Mais uma vez, a análise por grupos de idade revela diferenças. A proporção era de 56,8% entre os jovens de 18 a 29 anos de idade e de 78,5% para as pessoas de 60 anos ou mais. 

Uso de capacete na moto também é maior na capital Maceió

Em relação ao deslocamento com motocicletas, os dados apontaram que, em Alagoas, 68,6% das pessoas maiores de idade alegaram sempre utilizar capacete quando dirigem moto. Em Maceió, a proporção salta para 95,9%. 

Quanto maior a faixa etária, maior o uso. Apenas 62,1% dos jovens alagoanos de 18 a 29 anos revelou a utilização de capacete quando dirigem motocicleta, enquanto a proporção das pessoas de 40 a 59 anos ficou em 75,6%.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Em entrevista ao Fique Alerta, Calcinha Preta revela local de pocket show gratuito em Maceió Maceió recebe comitiva da Polícia Nacional da Colômbia para curso internacional Hemoal promove coleta externa de sangue na Igreja Adventista do Farol neste sábado Vigilância Sanitária interdita restaurante no Tabuleiro do Martins