Mãe de garoto que sobreviveu a choque elétrico na Praia da Sereia pede investigação

Publicado em 27/08/2021, às 15h08
Também vítima de choque elétrico, adolescente Janice Santos foi sepultada na terça-feira, no Cemitério da Piedade | TV Pajuçara/Reprodução -

Bruno Soriano

A mãe do garoto de 10 anos que sobreviveu a acidente registrado na tarde do último domingo (22), na Praia do Mirante da Sereia, região Norte de Maceió, esteve, nessa quinta-feira (26), na Central de Flagrantes de Polícia Civil para registrar a ocorrência e cobrar a investigação do caso. Além do menino, uma adolescente de 13 anos também sofreu um choque elétrico. Janice Santos de Vasconcelos, porém, não resistiu e veio a óbito, após ser socorrida por guarnição do Corpo de Bombeiros, no Hospital Geral do Estado (HGE).

LEIA TAMBÉM

Na delegacia, porém, Maria Geane Pereira - que também pretende apresentar uma reclamação junto à Equatorial Energia para solicitar esclarecimentos sobre o episódio - foi orientada a levar o pequeno Rafael até o Instituto Médico Legal (IML), para a realização do exame de corpo de delito (foto abaixo), para só então fazer o Boletim de Ocorrência (BO).

Em vídeo encaminhado à TV Pajuçara, o irmão de Janice, Levysson Ilton, conta que um fio de alta tensão teria se rompido após o proprietário de um “paredão” de som mover o equipamento. O corpo de Janice foi sepultado, sob forte comoção, na manhã da terça-feira (23), no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado. 

“Com o apoio de amigos, conseguimos fazer uma ‘vaquinha’ para comprar o caixão e alugar um ônibus para levar os amigos até o cemitério”, disse Levysson.

Em nota, a Equatorial informou que o acidente, na verdade, pode ter sido provocado após tentativa de ligação clandestina na rede de distribuição. No mesmo informe, a concessionária também orienta às pessoas que estiverem diante de situação do tipo a não tocar quem recebe a descarga elétrica, como o fez Janice. 

“A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral, acionando a emergência por meio do 193 ou 192”, diz o comunicado.

Confira, abaixo, a íntegra da nota:

Nota 

Sobre o acidente ocorrido no último domingo (22), na Paria do Mirante da Sereia, a Equatorial Energia Alagoas informa, que uma equipe técnica esteve no local para fazer os reparos necessários e constatou que o cabo de energia se rompeu quando, de acordo com informações coletadas com a população, um terceiro tentava fazer uma ligação clandestina na rede da distribuidora. 

As ligações clandestinas, o popular “gato” e ligações improvisadas de energia comprometem a qualidade do fornecimento, o que pode provocar oscilação e a falta de energia na região. Além disso, põe em risco a segurança da população já que os desvios não atendem os padrões de fornecimento, ocasionando o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios. 

A Equatorial lamenta o acontecimento e orienta as pessoas que não façam ligações clandestinas. A distribuidora orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas através do 193 e 192, é preciso acionar a Equatorial através do telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário Justiça reconhece competência do Estado e veta atos da Prefeitura contra totens de segurança