Médicos revelam melhora de Neto e plano para transferir Ruschel para o Brasil

Publicado em 08/12/2016, às 23h04

Redação

A junta médica da Chapecoense que está na Colômbia para acompanhar a recuperação dos quatro brasileiros sobreviventes na queda do avião da equipe apresentou nesta quinta-feira detalhes sobre as a recuperação dos pacientes. A principal novidade foi sobre o zagueiro Neto, dono do quadro mais preocupante, mas que começará a ter a sedação reduzida para que desperta.

LEIA TAMBÉM

O acidente aéreo nos arredores de Medellín completa dez dias. Três dos quatro sobreviventes estão acordados e a ideia é tirar Neto da sedação. "É o paciente que mais inspira cuidados. As medidas nas últimas 24h surtiram efeito importante. Conseguimos restaurar o padrão respiratório, começamos a diminuir a ventilação mecânica e estamos tranquilos", explicou o intensivista Edson Stakonski.

O médico planeja nas próximas horas diminuir a carga de sedativos para que o defensor desperte. Neto foi o último a ser resgatado do local do acidente e apresentava uma grave infecção respiratória, agora já controlada. No hospital San Vicente também foi curada uma ferida na perna do jogador sofrida durante a queda da aeronave da LaMia.

Dos outros pacientes, o lateral Alan Ruschel é quem está no quarto, com a situação mais favorável. Os médicos já começam a planejar uma futura transferência dele ao Brasil para concluir o tratamento. "Está caminhando bem, sem nenhum sinal de infecção. Começamos a pensar numa transferência, mas ainda não temos data" disse Stakonski. Na quarta, o jogador gravou um vídeo em que caminhou e mandou recado aos fãs.

Os demais sobreviventes passaram por intervenções médicas importantes. O goleiro Follmann teve ampliada a área de amputação na perna direita. "A notícia animadora é que o plano iniciar era aumentar de 3cm a 4cm a amputação óssea, assim com a limpeza. Pela pouca presença de infecção, a parte óssea se recuperou, então tivemos de cortar menos, de 2,5 cm a 3 cm, mas ainda inspira cuidado", explicou o ortopedista Marcos André Sonagli.

Já o jornalista Rafael Henzel deixou nesta quinta a UTI para uma unidade de tratamento semi-intensiva. "Fizemos uma cirurgia no pé direito dele para colocar um dos dedos no lugar. Foi algo simples, com a colocação de dois pinos. A recuperação dele tem sido satisfatória", afirmou Sonagli. Como o paciente fraturou sete costelas, tem tido dificuldades para respirar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é presa suspeita de fingir câncer da filha para pedir dinheiro Médicos terão de atingir nota mínima em exame nacional para obter registro profissional Governo vai penalizar influenciadores que divulgarem bets ilegais; entenda Mari Ferrer: menções disparam 7.000% na internet após STF reabrir caso