Miro Teixeira diz que repatriação parece servir a investigados da Lava Jato

Publicado em 28/10/2015, às 20h21
-

Redação


O deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), decano da Câmara dos Deputados, afirmou nesta quarta-feira, 28, que o projeto de regularização e repatriação de ativos de brasileiros no exterior "parece servir para regularizar a situação de réus ou de investigados da Operação Lava Jato". Foi uma referência ao polêmico artigo inserido pelo relator Manoel Júnior (PMDB-PB), que permite a anistia para crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e contabilidade paralela (caixa dois), entre outros, desde que não exista decisão final da Justiça contra o declarante.


"Essa matéria chega em um momento ruim. Se for aprovado aqui e depois sancionado pela presidente da República esse projeto será objeto de ação no Supremo Tribunal Federal. Não é o momento para votação de um projeto desses", disse Teixeira, que está no 11º mandato na Câmara.


A sessão de discussão do projeto, que foi enviado pelo governo e patrocinado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, por permitir aumento extraordinário da arrecadação, continua aberta e é comandada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 


Cunha é um dos investigados na Lava Jato por crimes de lavagem de dinheiro. Recentemente, o Ministério Público da Suíça passou à Procuradoria Geral da República (PGR) documentação bancária apontando ser Cunha o responsável por contas em bancos da Suíça que não foram declaradas no Brasil. O relator do projeto, Manoel Júnior, é braço direito de Cunha.


Os deputados de nove partidos (PSDB, DEM, PPS, PSOL, PSB, PC do B, Solidariedade, PV e Rede) pedem a retirada de pauta do projeto justamente por conta dessa alteração no texto.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Criança de 10 anos morre após ser atropelada na zona leste de SP Família encontrada morta em apartamento: corpos foram achados após colegas estranharem falta de mulher, que era médica, ao trabalho Criminosos usam ônibus em barricadas contra operação policial no Rio Segurança na Uber: como usar os recursos do app em situações de perigo