MTE contabiliza sete mortes em acidentes de trabalho este ano em Alagoas

Publicado em 14/03/2025, às 09h27
- CBM-AL

TNH1 com TV Pajuçara

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da superintendência em Alagoas, vai investigar a morte do trabalhador Jackson Santos da Cunha, que faleceu após o caminhão-pipa que ele conduzia capotar durante as obras da duplicação da AL-101 Norte, na região de Riacho Doce, em Maceió. O caso aconteceu nessa terça-feira (11).

LEIA TAMBÉM

Em entrevista à TV Pajuçara, o superintendente regional Cícero Filho explicou que é preciso que a auditoria fiscal vá até o local e faça a fiscalização para ouvir os trabalhadores e solicitar a devida documentação à empresa. A partir daí, o relatório será elaborado e deve determinar as possíveis causas do acidente, além de definir as possíveis penalidades para a construtora.

"Nesta avaliação serão averiguados se os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estavam em dia; qual o plano de prevenção que a empresa tem para os trabalhadores; se as normas regulamentadoras estavam sendo cumpridas; se o local oferecia as condições adequadas para o serviço, conforme a lei. Tudo isso será investigado para produzir o documento final", explicou Cícero.

De acordo com o MTE, a morte desta semana foi a sétima ocorrida durante o exercício da função somente em 2025 em Alagoas. "O número é alto, o MTE é o 'cabeça' deste sistema, que conta com órgãos, entidades estaduais e municipais, conselhos profissionais e sindicatos. São estes que têm também a obrigação de atuar para que a gente diminua o número de acidentes, para que ninguém morra".

A depender do que for constatado no relatório, a obra pode ser interditada e embargada. Ainda não tem prazo para a finalização do documento.

O caso - O motorista de um caminhão-pipa morreu na manhã de terça após capotar com o veículo durante obras da duplicação da AL-101 Norte. Segundo uma testemunha, a vítima estava como condutora do caminhão quando ele tombou. O homem teria tentado saltar do veículo, mas não teria conseguido por ter dificuldades para se desvencilhar do cinto de segurança.

O Corpo de Bombeiros enviou equipes para o resgate, tanto em viatura em solo quanto na aeronave Falcão 05, mas elas encontraram o trabalhador morto e preso às ferragens. O corpo dele foi retirado e levado pela equipe do IML. A vítima é funcionária de uma empresa terceirizada, integrante de um consórcio formado para a execução da obra.

Assista à reportagem completa que foi ao ar no Cidade AL, da TV Pajuçara:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana em Alagoas Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas