OMS alerta para casos de síndrome de Guillain-Barre em países com surtos de zika

Publicado em 13/02/2016, às 15h35
-

Redação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse em seu boletim semanal, divulgado neste sábado em Genebra, que um distúrbio neurológico está aparecendo em vários países latino-americanos onde também estão ocorrendo surtos do vírus zika. Segundo a OMS, casos da síndrome de Guillain-Barre (GBS), que pode causar paralisia temporária, foram relatados no Brasil, na Colômbia, em El Salvador, no Suriname e na Venezuela.

O crescimento do número de casos de Guillain-Barre coincide com o surgimento do vírus zika em 33 países e também com um aumento do número de casos de microcefalia, uma condição rara na qual bebês nascem com o cérebro anormalmente reduzido.

A OMS ressalvou que "a causa do crescimento da incidência de GBS continua desconhecida, especialmente porque os vírus zika, chikungunya e o da dengue estão circulando simultaneamente nas Américas".

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Usar palito de dente parece inofensivo, mas pode prejudicar a gengiva; entenda Vagas abertas - Fisioterapia em piscina aquecida oferece benefícios à comunidade de forma gratuita na Estácio Vítimas de picada de cobra podem sofrer AVC mesmo após receber soro AGU derruba 18 grupos no Telegram após descoberta de esquema com documentos falsos