☰
✕

Polícia Federal prende presidente da Confederação Nacional de Agricultores

Publicado em 13/08/2026, às 10h52
Carlos Lopes se entregou na superintendência da PF em Brasília - Foto: Agência Brasil

Agência Brasil

Ler resumo da notícia

A Polícia Federal (PF) prendeu, nessa quarta-feira (12), o presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Lopes. Investigado na Operação Sem Desconto, ele estava foragido desde novembro de 2025..

LEIA TAMBÉM

A prisão ocorreu após Lopes ter se apresentado na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal. De acordo com a PF, ele será “encaminhado ao sistema prisional após os procedimentos de praxe”.

A Operação Sem Desconto investiga descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Conafer é suspeita de ter montado um esquema de filiações falsas para arrecadar esses recursos.

Lopes chegou a ser preso em setembro, pela Polícia Legislativa do Senado, por falso testemunho durante depoimento à CPMI que investiga descontos ilegais em benefícios do INSS. Ele foi solto horas depois.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chuva põe SP em estado de atenção, e carros ficam boiando no túnel do Anhangabaú 'Fazenda vai ser sua': veja vídeos feitos por IA que enganaram pedreiro e o fizeram viajar 2 mil km Senado começa a votar o fim da escala 6x1 nesta quarta-feira (14) Homem de 50 anos cai ao fazer selfie e fica mais de 11 horas preso à beira de precipício