Produção de soja na Bahia deve cair 15,7% em 2019, diz IBGE

Publicado em 08/11/2018, às 17h01
Agência Brasil -

Correio 24 horas

A produção de soja no estado da Bahia deve cair 15,4% em 2019, em relação à colheita da safra em 2018. No próximo ano, o setor agrícola estima um resultado de 5,3 milhões de toneladas - o que significa quase 900 mil toneladas a menos em comparação a este ano. Os números são de um prognóstico nacional realizado pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (8).

LEIA TAMBÉM

Confirmando o prognóstico, dentre os principais estados produtores de soja do país, a Bahia deverá ter a maior redução percentual na safra do grão. De acordo com especialistas do IBGE, a baixa no estado se deve à previsão de redução de 17,8% no rendimento médio das lavouras de soja no estado, associada às incertezas climáticas. 

Em contrapartida, em 2018, os produtores da região conhecida como “MATOPIBA” (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), foram beneficiados pelo clima mais chuvoso, mas não há garantia de que isso se repita em 2019.

Em todo o Brasil, no próximo ano, a produção da soja será de 116,6 milhões de toneladas, com recuo de 1,0%. A área a ser plantada com a leguminosa está prevista em 35,3 milhões de hectares (+1,1%). Já o rendimento médio estimado deverá ser de 3.303 kg/ha (-2,3%).

Grãos
Já o prognóstico de cereais, leguminosas e oleaginosas  como um todo, prevê uma produção de 226,7 milhões de toneladas, 0,2% menor que a de 2018. Deve haver recuo em quase todas as regiões: Norte (-0,3%), Nordeste (-8,8%), Sudeste (-1,9%) e Centro-Oeste (-1,4%). Apenas no Sul, até o momento, espera-se crescimento de 4,1%.

Dos cinco produtos de maior importância, em termos nacionais, três devem ter quedas na produção, em relação a este ano: algodão (-2,8%), arroz (-4,2%) e soja (-1,0%). Com variações positivas estão o feijão (0,3%) e o milho (2,6%).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vereador por cidade no RJ relata tentativa de homicídio em casa Mulher morre ao ser lançada sem corda de 'rope jump' no interior de São Paulo "Vovô Anésio", idoso que viralizou com vídeo sobre cachaça, morre aos 88 anos Conheça o idoso de 102 anos que dirige e malha cinco vezes por semana