Rios e lagoas transbordam e deixam municípios alagoanos em alerta após chuvas

Publicado em 30/06/2025, às 11h43
- Cortesia ao TNH1

João Arthur Sampaio

O aumento dos níveis de lagoas e de rios deixou municípios do interior alagoano em estado de alerta, com o transbordamento ou risco de transbordo causado pelas fortes chuvas. A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) monitora a situação e disponibiliza o quadro hidrológico em tempo real no site do órgão.

LEIA TAMBÉM

Segundo a atualização na manhã desta segunda-feira (30), o Rio Camaragibe está “muito cheio” e pode transbordar nas regiões mais baixas, como Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe. Em São Miguel dos Campos, o nível do Rio São Miguel voltou a subir, rapidamente, à taxa de 12 cm por hora, e transbordou. A previsão é que haja estabilização no começo da tarde.

Imagens enviadas ao TNH1 mostram a situação do município de São Miguel dos Campos, após o transbordamento. No vídeo é possível ver o volume de água acima do normal e pessoas descarregando móveis de caminhões para preservar os itens. Algumas áreas já foram evacuadas e moradores estão em abrigos da prefeitura. Confira:

 

Já no Rio Coruripe foram registradas cotas elevadas em Limoeiro de Anadia, depois do nível subir rapidamente nas últimas horas, com taxa média de 50 cm/h. Posteriormente, desceu e estabilizou, mas o volume continuava alto até a publicação da reportagem.

As lagoas Mundaú e Manguaba continuam subindo de nível devido ao aporte das águas dos rios Mundaú, Paraíba e Sumaúma. A Lagoa Manguaba registrou um transbordamento significativo no Pilar. Em Marechal Deodoro, o nível está a apenas 15 cm de transbordar, com tendência de ultrapassar o limite entre o final da tarde e início da noite.

E um grande volume de água segue desaguando na Manguaba, o que amplia as áreas alagadas no Pilar e aproxima o nível da lagoa do transbordamento em Marechal.

Rio Paraíba estável e demais sem risco

De acordo com a Semarh, o Rio Paraíba apresenta estabilização na parte alta, entre Quebrangulo e Viçosa, e iniciou o rebaixamento. Na baixa, entre Cajueiro e Atalaia, o nível segue elevado, mas sem risco de transbordamento.

Os demais rios monitorados estão estabilizados ou com pequenas elevações, sem risco de transbordo, no momento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de motociclista é encontrado junto a veículo após acidente em Lagoa da Canoa Homem morre carbonizado durante incêndio em residência no município de Pão de Açúcar Motociclista de 22 anos tem fratura exposta na perna após acidente com carro VÍDEO: pai salva filhos de afogamento em piscina de casa no Agreste