Sem flexibilização: Decreto é prorrogado e isolamento continua em Alagoas

Publicado em 10/06/2020, às 11h46
Governador Renan Filho e prefeito Rui Palmeira | Agência Alagoas -

Ana Carla Vieira e Eberth Lins

O governador do estado de Alagoas, Renan Filho, anunciou na manhã desta quarta-feira (10), em coletiva online para a imprensa, que vai prorrogar o decreto de emergência com as medidas sanitárias e de isolamento em Alagoas por mais 12 dias, ou seja até o dia 22 de junho. O intuito, segundo o governador, é preparar o cidadão e o Estado para o que ele chamou de “distanciamento social controlado”

LEIA TAMBÉM

A informação foi dada em primeira mão, pelo blog do jornalista Ricardo Mota.

De acordo com o governador, passados esses dias, o Estado vai iniciar a fase laranja do plano de reestabelecimento, como o TNH1 tinha antecipado nessa terça-feira (09), mas disse que o protocolo não está finalizado e está ainda na fase de estudos e diálogos. "No dia 15 deve sair o protocolo final com a apresentação do novo modelo de distanciamento social controlado", afirmou o governador.

“Com essa prorrogação, vamos criar espaço para uma mudança importante. Vamos finalizar a discussão com o setor produto, igrejas e representantes de instituições educacionais, para criar esse momento de distanciamento social controlado, garantindo ao cidadão a segurança necessária”, frisou o governador afirmando que o Estado “necessita desse prazo”.

A exemplo do que foi feito da região metropolitana de Maceió, Renan Filho destacou também que a região metropolitana de Arapiraca será o alvo das fiscalizações deste novo decreto.

“O Estado todo está estabilizado e em queda, principalmente a capital. Agora vamos fortalecer as fiscalizações da região metropolitana de Arapiraca por conta da interiorização do vírus, mesmo com as medidas de suspensão de transportes interestaduais”, explicou.


Foto: Agência Alagoas

O anúncio do novo decreto foi feito ao lado do Prefeito de Maceió, Rui Palmeira. O prefeito ressaltou que o empenho é para autorizar a retomada da economia sem trazer riscos aos cidadãos.  “Decidimos de forma conjunta manter até o dia 22. Esse é o período para termos a certeza que os casos estão diminuindo. Tudo está sendo feito de forma paulatina e segura. Não queremos ter que fazer e voltar atrás, a exemplo das cidades que fizeram essa abertura de forma açodada e tiveram que voltar atrás”, pontuou Rui Palmeira.

Já as aulas em todo o estado seguem suspensas até o dia 30 de junho, assim como o regime de teletrabalho na Justiça alagoana.

Futebol

Ainda na coletiva, o governador afirmou que não há previsão para o retorno das partidas de futebol em Alagoas e sinalizou a possibilidade de liberação para treinos de times profissionais nas próximas semanas. “A tendência é que o Governo do Estado libere os treinos para times profissionais que participarão de competições. Mas ainda estamos estudando a possibilidade”, disse.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas