Taxa de Desocupação em Alagoas é a sexta mais alta do país no primeiro trimestre de 2019

Publicado em 24/07/2019, às 14h58
-

Redação TNH1 com assessoria

Mais de 189 mil pessoas, o equivalente a 16% da população, estavam desocupadas em Alagoas no primeiro trimestre de 2019. Os dados são da PNADCT (Pesquisa Nacional de Amostra Por Domicílios Contínua Trimestral), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na manhã desta quarta-feira (24).

LEIA TAMBÉM

O principal objetivo da PNADCT é produzir informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho e a respeito de características tais como idade, sexo e nível de instrução, bem como permitir o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, unidades da Federação, Regiões Metropolitanas e capitais, por meios da produção de dados trimestrais e anuais.

entenda

Segundo o IBGE, são classificadas como desocupadas, na semana de referência da pesquisa, as pessoas que não tinham trabalho naquele momento, mas que tomaram alguma providência efetiva para conseguir o emprego, no período de referência de 30 dias, e que estavam disponíveis para assumir o trabalho na semana de referência. Também consideram-se desocupadas as pessoas sem trabalho na semana de referência e que não tomaram providência efetiva para conseguir trabalho no período de 30 dias porque já haviam conseguido o trabalho, previsto para iniciar após a semana de referência.

Desocupação maior no interior

A Taxa de Desocupação é ainda maior nas cidades do interior de Alagoas, atingindo mais de 17% da população, a terceira maior do país para esse tipo de município. O baixo percentual de pessoas na força de trabalho em relação às pessoas em idade de trabalhar é fator agravante desta situação.

O IBGE aponta que em torno de 80% da população do Estado esteja em idade de trabalhar, ou seja, possui 14 anos ou mais de idade. Dessas quase 2.639.000 pessoas, apenas 44,8% compõem a força de trabalho. Esta é a mais baixa Taxa de Participação do país nesse período.

É também reflexo e agravante do atual cenário de emprego/desemprego em Alagoas o fato de aproximadamente 43% da População Ocupada desenvolver atividades laborais na informalidade. Estão incluídos empregados no setor privado sem carteira assinada, trabalhadores por conta-própria sem CNPJ e sem contribuição para previdência oficial, empregadores sem CNPJ e sem contribuição para previdência oficial, trabalhadores domésticos sem carteira de trabalho assinada, e ainda trabalhador familiar auxiliar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empregadores têm até sábado para enviar dados ao eSocial Governo quer acelerar contratação de 2.672 servidores do cadastro de reserva Governo fixa novo piso nacional do magistério; veja valor Procurando emprego? Sine Alagoas disponibiliza mais de 3 mil vagas de emprego