Um dia após falha em aplicação da vacina, posto tem movimento tranquilo, dúvidas e mudança no protocolo

Publicado em 29/01/2021, às 12h56
Foto: Eberth Lins / TNN1 -

Eberth Lins

Nesta sexta-feira (29), um dia depois de uma profissional de saúde ter sido afastada após ter falhado durante a imunização de uma idosa, no posto de vacinação contra a Covid-19, montando em um shopping na parte alta de Maceió, usuários voltaram ao local para questionar a imunização de familiares.

LEIA TAMBÉM

Alicia Andrade levou a avó ontem no mesmo local e após a repercussão do caso voltou ao posto. “Eu vi o vídeo e fiquei preocupada. Quem nos garante que foi um caso isolado? Esperamos demais por esse momento e precisamos saber se realmente ela tomou mesmo a vacina”,  questionou.

Em entrevista ao TNH1, a enfermeira Patrícia Rosendo, uma das responsáveis pelo posto de vacinação, assegurou que a falha foi um caso isolado e contou que houve reforço nas orientações com os profissionais.

"Intensificamos as orientações e supervisão. Os vacinadores agora devem mostrar a seringa antes e após a aplicação para evitar qualquer dúvida em relação à credibilidade da campanha. Tenho certeza de que foi um acontecimento isolado e confio na responsabilidade do processo. Existe muita responsabilidade no processo de imunização contra esse vírus e nossa prioridade é cumprir com o Plano Nacional de Imunização", disse a profissional de saúde.

Foto: Eberth Lins / TNN1

Rosalina Escouto fez 90 anos ontem e ganhou o presente hoje, tomando a vacina. Ela foi ao posto com a filha, a médica Tereza Pinho. “O sentimento é de paz. Sou médica da linha de frente e não podia sequer chegar perto dela. Lá em casa todo mundo teve covid, exceto ela”, contou orgulhosa.

A médica também comentou o episódio da falha na aplicação da vacina. Para ela, a situação foi causada por falta de atenção. “Eu prefiro acreditar que ela se distraiu com a quantidade de gente. O tumulto ontem foi grande, esse tipo de coisa pode acontecer”, defendeu.

A vacinação 

A manhã de vacinação no posto seguiu com muita tranquilidade e os idosos que foram ao local esperaram 20 minutos, em média, para conseguir concluir o processo, que consiste em três etapas: uma triagem inicial, uma segunda triagem, a vacinação e por último a inserção do usuário no cadastro de pessoas imunizadas.

Foto: Eberth Lins / TNN1

Lourdes dos Santos Melo, de 87 anos, comentou que foi bem rápido o procedimento. "Venham se vacinar, é uma beleza!".  Assista o vídeo abaixo.

Aldenir Oliveira, de 86 anos, veio acompanhado da filha, Aldenise Fernandes. Ele estava há 10 meses sem sair de casa e até às consultas médicas neste período foram online " Não saía nem para ficar na calçada", disse ele.

Foto: Eberth Lins / TNN1

A vacina não é recomendada para idosos que apresentaram quadro febril ou tiveram gripe nos últimos 14 dias. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados