Vacinação em Maceió será iniciada por profissionais da saúde; confira as prioridades

Publicado em 16/01/2021, às 08h16
Foto: Divulgação / Biontech -

Redação TNH1 com Secom Maceió

Com a proximidade da chegada da tão esperada vacina contra a Covid-19, municípios de todo o Brasil intensificaram discussões acerca do plano de imunização. Em Maceió, os primeiros a serem vacinados serão os profissionais da área da saúde, que trabalham na linha de frente de enfrentamento à doença, idosos em asilos, as chamadas casas de longa permanência, e idosos em geral acima de 75 anos.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os profissionais de saúde somam 42.390 pessoas, já os idosos somam 24.332.

Ontem (15), o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, e secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, estiveram na Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), que fica em Jaraguá, para discutir a logística e o fluxo da imunização da população maceioense.

Na ocasião, o secretário estadual de saúde, Alexandre Ayres, afirmou que a vacinação será iniciada nos hospitais estaduais 24 horas após o recebimento das doses. Já nos municípios, a imunização deve iniciar em 48 horas. A reunião contou ainda com a participação de representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau. 

Fluxo de imunização dos maceioenses foi discutido em reunião. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

“O objetivo desse encontro é de finalizar o Plano Municipal de Imunização, alinhando com o plano do estado, considerando que tudo depende da quantidade de imunizantes que chegarão em Alagoas”, explicou o secretário Pedro Madeiro.

A previsão é que a partir da próxima segunda-feira o Ministério da Saúde divulgue a quantidade de doses que serão enviadas para Alagoas. Com isso, será possível organizar a vacinação do público-alvo para esta primeira etapa. 

Na quinta-feira (14), após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prefeitos afirmaram que a vacinação no Brasil deve começar no dia 20 deste mês. Ou seja, na quarta-feira da semana que vem. A data teria sido definida pelo próprio Pazuello.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados