Vídeo: fila e aglomeração se formam para cadastro habitacional na Prefeitura de Maceió

Publicado em 10/01/2022, às 10h09
Fila na Seminfra tem ausência de distanciamento social | Foto: Reprodução -

Redação TNH1

Mais uma vez dezenas de pessoas se aglomeraram na tentativa de conseguir um cadastro para o programa habitacional em Maceió. Nesta segunda-feira (10), a fila para acesso à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que é responsável pelo cadastro, chamou atenção pelo tamanho e muitos reclamaram da falta de organização por parte do órgão. Veja vídeo:

LEIA TAMBÉM

O que torna a situação mais grave é a ausência de distanciamento social na fila, visto que evitar aglomeração é umas das principais orientações para afastar contaminações pelos vírus da Covid-19 e Influenza, ambos em descontrole em todo o Brasil. Outro agravante é que algumas pessoas não faziam uso de máscara de proteção. 

Conforme anunciado no mês de novembro, hoje começa o ciclo 1 de agendamentos com atendimento prioritário para idosos. Veja o calendário completo abaixo:

Confira o calendário de agendamento presencial (Ciclo 1)

10/01 a 13/01 e 17/01 a 20/01
A partir de 60 anos

24/01 a 27/01
Prioridades (gestantes, lactantes, portadores de deficiência, criança de colo e obesos)

31/01 a 03/02 e 07/02 a 10/02
De 59 anos a 45 anos

14/02 a 17/02 e 21/02 a 24/02
De 44 anos a 30 anos

07/03 a 10/03 e 14/03 a 17/03
De 29 anos a 18 anos

Documentação necessária: 

- Número de Inscrição Social (NIS) atualizado;
 - CPF;
- RG (expedido em até 10 anos) ou CNH;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento, casamento ou averbação de divórcio e, quando viúvo (a), atestado de óbito;
- Em caso de deficiência na família, apresentar atestado médico com espécie, grau, nível e Código de Identificação da Doença (CID), datado e dentro do prazo de seis meses;
- Certidão de nascimento dos filhos de 0 a 12 anos;
- Caso trabalhe de carteira assinada, apresentar carteira de trabalho com carimbo do empregador e contracheque;
- Comprovante de recebimento de pensão, aposentadoria por tempo de serviço, BPC/LOAS ou extrato bancário caso receba algum benefício do governo federal;
- No caso de união estável, o casal deve comparecer com toda documentação;

A composição familiar do NIS deve ser a mesma apresentada no ato do cadastro habitacional. Além disso, caso o usuário não assine, deverá apresentar uma procuração do mesmo modelo entregue pela Secretaria de Habitação.

TNH1 entrou em contato com a Prefeitura de Maceió e foi informado que pessoas abaixo dos 60 anos e de outros municípios compareceram à Seminfra. Veja:

A Secretaria de Habitação Popular de Maceió informa que foi aberto, nesta segunda-feira (10), o primeiro ciclo de agendamento para realização do cadastro habitacional da capital, começando pelos idosos de 60 anos ou mais. O uso de máscara e álcool em gel são obrigatórios e estão sendo controlados pelas equipes da Secretaria. Mesmo com a divulgação realizada pela Prefeitura desde novembro do ano passado, pessoas abaixo dos 60 anos e de outros municípios alagoanos compareceram à sede da Secretaria, o que gerou um fluxo maior de pessoas.

Durante todo ano de 2022 a Secretaria de Habitação realizará o cadastro habitacional e, após este primeiro ciclo de atendimentos que segue até 17 de março, será divulgado um novo calendário. Portanto, não é necessário chegar com muita antecedência na Secretaria para conseguir agendar uma data. A Secretaria também está desenvolvendo um site, em que o maceioense poderá realizar o agendamento online.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dupla é flagrada invadindo clínica médica na Ponta Verde e causa prejuízo de R$ 5 mil Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026 Portuários fecham entrada do Porto de Maceió em greve por reajuste de salário Vídeo mostra momentos antes de acidente que vitimou nutricionista na Av. Menino Marcelo