Voluntários brasileiros morrem no Congo devido a surto de Ebola

Publicado em 25/05/2026, às 09h38
Dez países africanos estão sob risco da doença - Foto: Ahmed Jallanz/Agência Brasil

Redação

Ler resumo da notícia

A Cruz Vermelha brasileira lamentou a morte de três voluntários brasileiros na República Democrática do Congo (RDC). Em nota, divulgada no sábado (23), a entidade informou que eles foram vítimas de infecção por ebola.

LEIA TAMBÉM

“Eles perderam suas vidas para o vírus ebola enquanto lutavam bravamente na linha de frente do combate à doença”, diz o texto da entidade.

A Cruz Vermelha lamentou as mortes destacando o legado deixado por eles. “Expressamos nossos mais profundos sentimentos e sincero respeito aos familiares, amigos e a toda a equipe congolesa. O legado de coragem, humanidade e sacrifício desses voluntários jamais será esquecido.

Surto de ebola

A RDC passa atualmente por um surto de Ebola, segundo anunciou na sexta-feira (23) a Organização Mundial da Saúde (OMS). O país tem um “risco muito alto” de contaminação pelo vírus.

Isso significa que a doença está se espalhando rapidamente. Segundo a última contagem da OMS, 82 pessoas foram contaminadas oficialmente no país e há sete mortes, mas os números podem ser maiores. Há cerca de 750 casos não confirmados e 177 mortes suspeitas, também segundo a OMS.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África (CDC Africa) informou na sexta-feira (22) que dez países africanos estão sob risco de um surto de ebola. São eles:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Criadora de conteúdo adulto é denunciada após gravar vídeo promocional com bebê recém-nascido Magnata é condenado a pagar R$ 9,7 bilhões em acordo de divórcio com a ex-mulher O que caixa-preta de avião da Amazon revela sobre acidente que matou cinco Trump promete US$ 5 mil a cada americano se vencer eleições