Extra
Um alpinista norueguês e youtuber explorou — e documentou — as cavernas “mais perigosas” do Reino Unido, conhecidas como as cavernas Mossdale, em Yorkshire Dales, onde uma enchente repentina matou seis homens em 1967.
LEIA TAMBÉM
Magnus Midtbø compartilhou a experiência em seu canal no youtube, onde soma mais de 3,5 milhões de inscritos. O ex-escalador competitivo adentrou Mossdale com seu cameraman, Sam, e um explorador local.
Seu objetivo era alcançar a Fourways, uma das cavernas mais profundas no sistema de Mossdale.
Durante toda a descida, o seu maior medo era o tempo, principalmente por conta da enchente que matou os seis homens 60 anos atrás: "Não tenho medo de ficar preso em uma caverna, contanto que esteja seca”.
"Se a previsão do tempo estiver errada, este lugar vai inundar”, disse.
Além do medo de chuva, o trio teve que enfrentar as difíceis e pequenas passagens das cavernas Mossdale, como a infame seção "rastejo de joelho", uma passagem estreita de meio quilômetro de extensão onde não havia espaço para se virar, que Magnus descreveu como a experiência “mais claustrofóbica de sua vida”.
Ele, eventualmente, conseguiu chegar à caverna Fourways.
A entrada das cavernas Mossdale foi selada em concreto após a tragédia de 1967, que viu a morte de seis jovens, com idade máxima de 26 anos — um deles era menor de idade.
Ela foi reaberta há poucos anos, mas foram poucos os que decidiram enfrentar suas passagens e o perigo do labirinto subterrâneo: “Li em algum lugar que mais pessoas já estiveram no espaço sideral do que nesta caverna", disse Magnus ao seu guia, que respondeu: "Provavelmente".
Foram 30 minutos até chegar à Fourways. Lá, a grama no teto mostrava que a água da enchente podia chegar até lá. A equipe evitou o Santuário, onde os seis homens foram sepultados, e rastejou por uma passagem com mais de 488 metros de comprimento.
LEIA MAIS