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"13 Reasons Why" pode ter estimulado pensamentos suicidas, aponta estudo

31/07/17 - 22h03
Divulgação

A série 13 Reasons Why estreou em março na Netflix e chamou muita a atenção do público especialmente por ter algo delicado e ainda alvo de tabu como tema central: o suicídio. À época, não era incomum ler reflexões preocupadas sobre o seriado e a tônica das preocupações geralmente ficavam em torno do possível estímulo que o programa daria ao suicídio.

Agora, pesquisadores da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos apresentaram os resultados de uma pesquisa que confirma esses temores. O grupo liderado pelo professor de saúde pública da instituição John W. Ayers analisou a quantidade de buscas feitas no Google e descobriram um aumento significativo em pesquisas sobre suicídio e também sobre como dar fim da própria vida.

Tendência

A pesquisa ficou restrita aos Estados Unidos e levou em conta o período de 31 de março e 18 de abril deste ano. Nesse intervalo, foram de 900 mil a 1,5 milhão de pesquisas a mais do que o esperado. Quando se comparava a média de buscas do tipo entre 15 de janeiro e 30 de março deste ano, houve um aumento 19% a mais do que o esperado nas pesquisas com qualquer tema relacionado ao suicídio.

Enquanto buscas por ajuda e prevenção ao suicídio cresceram apenas 12% e 23% respectivamente, pesquisas com a frase “como cometer suicídio” tiveram um aumento de 26%. Buscas como “cometer suicídio” e “como se matar” tiveram crescimento de 18% e 9%, respectivamente.

“Enquanto é encorajado que o lançamento da série tenha resultado no aumento da preocupação com o suicídio e da sua prevenção, os nossos resultados confirma os piores medos dos críticos do programa: ele pode ter inspirado muitos a tomar ações ligadas a pensamentos suicidas ao procurar informações sobre como cometer suicídio”, afirma Ayers em comunicado.

É claro que não há uma relação direta entre causa e efeito aqui. Como a pesquisa envolve apenas a coleta fria de dados do Google Trends no período logo após o lançamento da série, é impossível associar esse crescimento ao programa — para isso, o necessário seria, por exemplo, uma pesquisa de campo para descobrir se as pessoas que pesquisaram sobre o tema assistiram à série.

Pedido à Netflix

A conclusão do estudo envolve um pedido dos pesquisadores à Netflix para que o conteúdo seja retirado do ar, modificado a fim de remover menções diretas e possivelmente encorajadoras do suicídio antes de sua repostagem.

“Nós estamos pedido à Netflix que remova o programa e edite o seu conteúdo para alinhá-lo aos padrões da Organização Mundial de Saúde antes de repostá-lo”, afirma Ayers. “Além disso, a planejada segunda temporada, e todo a mídia relacionada ao suicídio, deve ser submetida a testes antes de sua divulgação em larga escala para prevenir que conteúdo bem intencionado ocasionem resultados não esperados.”

Em comunicado enviado ao site Mashable, a Netflix afirmou ter ciência de que o programa aumentaria as discussões sobre o tema e que, em suma, essa pesquisa apenas confirmou essa expectativa.

“Nós sempre acreditamos que este programa aumentaria as discussões sobre este tema pesado. Este é um estudo quase experimental interessante que confirma isso”, afirma o serviço de streaming. “Nós estamos ansiosos por mais pesquisas e levando em conta tudo o que aprendemos de coração para a segunda temporada.”

A nova temporada de 13 Reasons Why estreia em 2018, mas ainda não tem uma data específica para isso.