Mercado de Trabalho

5 dicas para definir suas metas para a carreira em 2019

Finanças Femininas | 19/01/19 - 10h00
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O começo do ano é um ótimo período para colocar os planos no papel, definir quais serão as próximas metas para a carreira e encarar o mercado de trabalho preparada para crescer cada vez mais. Entretanto, é importante saber por onde começar a se planejar e colocar a mão na massa.

“Crescer profissionalmente sempre vai requerer muita dedicação. Continue com persistência, determinação, disciplina, paciência e foco. Não deixe nada atrapalhar o alcance de seus objetivos e estabeleça medições periódicas para saber se está no caminho certo e ajustar os rumos, se necessário”, aconselha Dilza Taranto, consultora de RH e Coach de carreira.

1 – Pense no que você já conquistou até agora

Faça uma retrospectiva da sua carreira até aqui. Isso funcionará como uma espécie de avaliação de performance e você poderá enxergar se chegou onde queria ou o que te atrapalhou a conquistar os seus objetivos. Coloque em uma lista suas habilidades e conhecimentos adquiridos, as responsabilidades novas que assumiu e os relacionamentos que conquistou.

Assim, você terá mais embasamento para planejar os próximos passos. “Ao fazer esse processo autoinvestigativo, terá mais clareza do que te traz felicidade, equilíbrio e bem-estar. A partir deste olhar, defina seus objetivos maiores: propósito, visão de futuro, legado”, comenta Adriana Schneider, especialista em Desenvolvimento Humano.

2 – Saiba utilizar as emoções a seu favor

De acordo com Schneider, crescer profissionalmente está atrelado a inúmeros fatores pessoais, como inteligência profissional, habilidades de comunicação e métodos ágeis. “O mercado de trabalho requer, cada vez mais, um alto grau de flexibilidade, adaptabilidade, protagonismo e comprometimento. Por isso, as habilidades socioemocionais são cada vez mais valorizadas.”

3 – Tenha o pé no chão

Você é do tipo de pessoa que, no começo do ano, coloca vários objetivos a serem conquistados ao longo dos próximos meses? Saiba que fazer mil planos e não ter comprometimento com eles não mudará nada em sua vida.

“A dica principal é não planejar muitas metas, porque não realizá-las apenas te trará frustração. O ideal é ter de 3 a 5 objetivos, colocando-os em ordem de prioridade, e se comprometer com os passos necessários para realizá-los. Foco não é pensar o tempo todo no que se deseja, e sim saber com clareza qual é o passo a passo para cumprir cada etapa”, pontua a especialista em RH Sonia Garcia.

4 – Busque sempre por conhecimento

Outro ponto de extrema importância é a busca constante por conhecimento – pense nisso como um investimento em você mesma. Procure as instituições reconhecidas na área de conhecimento de interesse e cursos que estejam alinhados aos seus objetivos. Lembre-se: por mais que a sua situação financeira não esteja favorável, é possível consumir bons materiais que estão disponíveis na internet de forma gratuita.

5 – Procure por novas oportunidades no mercado de trabalho

Muita gente sonha em mudar de carreira e fazer o que realmente gosta. Se este é o seu caso, chegou a hora de colocar os planos em prática. Por mais desafiador que possa parecer, o primeiro passo é pesquisar tudo sobre o que a nova carreira pode te proporcionar. Depois, estabeleça um plano de desenvolvimento, com metas profissionais intermediárias para, assim, atingir objetivos maiores. Aqui, é importante ter paciência, foco, disciplina e determinação.

Para a mudança ser mais fluida, pontue aquilo que você tem mais habilidade, o que ama fazer e de que forma essa escolha impactaria a sociedade. Além disso, estabeleça o plano A (cenário otimista, em que você alcança a posição desejada no mercado de trabalho), o plano B (um cenário mais conservador, com outras opções de emprego) e o plano C (cenário mais pessimista, onde você deve reconsiderar as suas escolhas neste momento).

“Os preparativos para a mudança podem ser construídos depois dessa análise e definição de rumos. A partir daqui, é preciso ter planejamento e comprometimento com a execução. Ajuste sua vida financeira para sustentar o período de transição, busque novos contatos profissionais”, conclui Schneider.