Conteúdo de Marca

5 formas de recuperar fotos corrompidas

20/07/21 - 10h00

Se o computador está dando um aviso de “arquivo corrompido” para abrir uma imagem, conheça algumas soluções para recuperar essas fotos.

Você resolveu abrir um arquivo de imagem no seu computador e apareceu um aviso de “corrompido”? Calma, que tem solução!

Para te ajudar a lidar com esse tipo de situação, você pode conhecer algumas formas de recuperar fotos corrompidas.

Assim, ao invés de perder para sempre um registro importante, você consegue restaurar a imagem e utilizá-la nos mais variados dispositivos!

Como saber que uma foto está corrompida?

Além do aviso de “arquivo corrompido”, que surge na tela ao tentar abrir uma mídia de imagem, existem outros sinais que mostram que uma foto está corrompida.

Um deles é apresentar parte da imagem com uma faixa cinza. É como se a foto chegasse até certo ponto como um registro “normal”, tendo outra parte totalmente cinza.

Outra forma de saber que uma foto está corrompida é quando a imagem apresenta pixels, seja em uma parte da fotografia ou em todo o quadro.

Assim, se uma foto apresenta um desses sinais, significa que ela está com falhas e você deve buscar formas de recuperar fotos corrompidas.

5 formas de recuperar fotos corrompidas

Felizmente, para esse tipo de problema existe mais de uma solução disponível. Algumas são bem simples, com recursos presentes em todo computador.

Porém, em casos mais sérios de arquivo corrompido, você vai precisar contar com softwares especializados no assunto.

A seguir, conheça 5 formas de recuperar fotos corrompidas!

► 1. Transfira novamente o arquivo

Muitas vezes, um arquivo fica corrompido por problemas na transferência de dados de um dispositivo para o outro.

Assim, se você está passando uma imagem do smartphone para o computador por meio do cabo USB, certifique-se de que o cabo está bem conectado.

Tente transferir novamente o arquivo do dispositivo para o seu computador, preferencialmente em uma nova pasta. É possível que a mídia corrompida seja apenas uma falha na transferência.

► 2. Use softwares especializados

Nem sempre recursos presentes no computador serão capazes de corrigir um arquivo com falhas. Assim, a solução está em um programa para recuperar fotos corrompidas, como o Repairit.

O Repairit é um programa desenvolvido pela Wondershare, para solucionar erros de arquivos, tanto em imagens quanto em vídeos.

Seu uso é bem simples: tudo o que você precisa fazer é baixar e instalar o Repairit no computador, e seguir o passo a passo apresentado abaixo.

  1. Abra o Repairit e na tela de Reparo de Foto clique em Adicionar para inserir os arquivos que estão corrompidos.
  2. Todas as fotos serão exibidas em uma lista. Clique no botão Reparar para que o processo seja iniciado.
  3. Após alguns minutos, o Repairit vai apresentar as imagens recuperadas, permitindo que você salve uma cópia em uma nova pasta.


► 3. Converta o formato da imagem

Uma das formas de recuperar fotos corrompidas está em alterar o formato da imagem, de JPEG (que é o formato padrão) para PNG ou mesmo PDF.

Para isso, você pode utilizar plataformas online gratuitas, que permitem que formatos de arquivos sejam convertidos facilmente.

Uma vez que você consiga converter a foto corrompida, pode tentar fazer o processo contrário, para retornar ao formato JPEG.

► 4. Teste outro visualizador de imagens

Às vezes, o problema não está na imagem em si, mas na ferramenta utilizada para visualizá-la.

Por isso, uma das formas de recuperar fotos corrompidas está em utilizar um outro visualizador de imagens.

No Windows, por exemplo, além do aplicativo Fotos, você pode tentar abrir a imagem no Google Chrome ou no Power Point. A partir desses programas, você consegue salvar a foto.

► 5. Abra no Paint

O Paint é um dos programas mais antigos do Windows, presente no sistema operacional desde 1985.

Apesar de ter seu “fim” decretado em 2017, o Paint ainda está presente nos computadores, porém sem atualizações disponíveis.

E é na recuperação de fotos corrompidas que o Paint pode ser útil! Basta abrir a imagem no programa, pois seu sistema consegue cobrir os mais variados formatos e fontes.

Ao conseguir abrir a foto, é só salvar como uma cópia em uma pasta, no formato de saída desejado.

Imagem recuperada com sucesso!

Ninguém quer ver seus registros especiais com falhas, impedidos de serem visualizados porque as imagens estão corrompidas.

Por isso, se esse tipo de aviso surgir na tela do seu computador, ou se a foto apresentar falhas como parte cinza, apenas lembre-se dessas formas de recuperar fotos corrompidas no seu cartão SD e também no computador!

Assim, com as imagens recuperadas com sucesso, você pode compartilhar com amigos e familiares, ou mesmo imprimir para nunca mais perder essas memórias!

Dica Bônus: Como recuperar arquivos perdidos de vídeos corrompidos no cartão SD.

Quer saber como recuperar arquivos perdidos no seu cartão SD? O software Repairit pode ajudar você a salvar o seu dia de trabalho! É só clicar no link acima, visitar o site e seguir o passo a passo para você começar a reparar os seus arquivos perdidos!