Conteúdo de Marca

6 hobbies que você pode desenvolver e gerar renda extra

18/08/21 - 15h00

https://pixabay.com/pt/photos/fot%c3%b3grafo-tur%c3%adstico-instant%c3%a2neo-407068/

Com crise financeira em alta, cada vez mais pessoas estão investindo em novos formatos de trabalho para gerar renda extra. Entre as que mais dão lucros, estão os hobbies que podem ser transformados em negócios. Saiba mais!

Todo mundo tem algum hobby, um passatempo gratificante e divertido, que ocupa o tempo livre e ajuda a manter o bem-estar. Alguns tipos de hobbies são como terapia para muitas pessoas, pois ajudam na saúde mental e na expressão de sentimentos, principalmente os que envolvem criatividade.

Muitas vezes, os hobbies podem gerar renda extra e até virar profissão para muitas pessoas. Dependendo de seu talento e dedicação em seu hobby, é possível lucrar com essa atividade, sem precisar investir muito.

Hobbies que podem gerar renda

1. Escrita

A redação de textos para publicação on-line pode ser uma ótima forma de ter uma renda extra para aqueles que gostam de escrever, tem boa comunicação e disciplina. Com o crescimento do marketing de conteúdo, cada vez mais websites precisam de textos para publicações em blogs, recorrendo a escritores freelancers.

Existem sites que fazem a conexão do cliente com o escritor, mediando a comunicação e facilitando a contratação. É possível também criar seu próprio blog, de algum assunto específico ou diversos assuntos, para atrair leitores e chamar a atenção de empresas que queiram fazer publicidade em seu blog, garantindo uma renda extra com pouco ou nenhum investimento.

2. Fotografia e Vídeo

A fotografia e o vídeo estão em alta atualmente por conta das redes sociais. Todos os dias, milhares de pessoas precisam de imagens de qualidade para serem publicadas em redes sociais.

Por conta desta demanda, os aplicativos ou softwares novos de edição de foto e vídeo surgem para atender às necessidades dos profissionais ou das pessoas que têm esse tipo de hobby. Hoje, é possível encontrar bons intro makers que funcionem 100% online para criar vídeos chamativos, intuitivos e profissionais.

E para conseguir um impacto positivo, com qualidade, é preciso contar com um editor que ofereça os materiais de audiovisual que garantem excelência. Entre eles, o InVideo traz recursos simples, com mais de 4000 templates personalizáveis, garantindo assim, a melhor imagem.

Assim, os profissionais ou entusiastas conseguirão aproveitar mais da captura de imagens e edição, usando um editor de vídeo para o Youtube de qualidade.

3. Ilustração/Design

Os amantes dos desenhos e ilustrações também podem gerar uma renda extra com trabalhos freelancer. Existem diversas plataformas que podem conectar os ilustradores e desenhistas com pessoas que querem contratar seus serviços.

Diversas empresas precisam de ilustrações e desenhos para materiais on-line e publicações impressas, e o freelancer pode escolher atender diversos clientes ou prestar serviços somente para uma empresa.

O desenhista também pode aceitar pedidos de retratos ou caricaturas personalizadas de seus amigos, família, bichos de estimação, entre outros.

4. Culinária

A comida é um mercado que raramente sofre crise. São milhares de pessoas usando desse hobby para renda extra ou principal. E você pode começar fazendo somente um prato ou oferecer uma diversidade deles.

Com a popularização dos aplicativos de delivery, onde não é necessário investir em entregadores ou desenvolver um site para os pedidos, diversas pessoas expandiram a área de alcance de seu hobby, transformando em negócio.

Desde doces, bolos, salgados, pratos, sanduíches, conservas e compotas, a gastronomia é uma das principais atividades de milhões de pessoas no mundo. A maior parte delas começou somente com o hobby.

Com baixo investimento e alta demanda, a culinária permite que muitas pessoas tenham independência financeira, ou complementam a renda.

5. Artesanato/Costura

O artesanato também é um hobby com muitos adeptos que podem gerar uma renda extra. Pinturas, esculturas, entre outros são artigos de decoração ou presentes ótimos para diversas pessoas.

A costura e bordado também podem ser uma atividade rentável, com a produção de peças de roupas, acessórios, entre outros produtos. Durante a pandemia do coronavírus, a produção de máscaras trouxe renda extra ou principal para diversas pessoas no Brasil.

Neste caso, é importante divulgar entre seus amigos e família, nas redes sociais e na internet, além de utilizar seus produtos para ser sua própria propaganda.

6. Música e locução

Os músicos também podem fazer desta arte uma renda extra ou principal. Um músico freelancer pode fazer apresentações, compor músicas, gravar jingles comerciais, entre outras atividades. Além disso, dar aulas de instrumentos específicos ou técnica vocal.

A locução também pode ser uma atividade rentável, principalmente no caso da dublagem. Hoje, com a expansão dos vídeos em meio digital, diversas empresas ou pessoas necessitam de serviços de dublagem ou locução para conteúdos informativos ou para divulgação de produtos.

A internet é um dos principais meios de divulgação, principalmente para os músicos. Realizar lives se apresentando é uma ótima prática para fazer com que as pessoas conheçam seu talento, sua voz, seu repertório e a qualidade da sua apresentação.

Assim, podem surgir convites para apresentações em festas em geral, além de estabelecimentos como bares, restaurantes, centros culturais, escolas, entre outros.

Então, pronto para gerar uma renda extra desenvolvendo seus hobbies?