Geral

857 mil postos policiais, uma frota pública de jatinhos ou 3 milhões de salas de aula, tudo isso com dinheiro de desvio!

20/11/15 - 11h31

857 mil postos policiais, uma frota pública de jatinhos, ou 3 milhões de salas de aula, tudo isso com dinheiro de desvio! (Crédito: Reprodução)

857 mil postos policiais, uma frota pública de jatinhos, ou 3 milhões de salas de aula, tudo isso com dinheiro de desvio! (Crédito: Reprodução)

Um levantamento realizado pelo portal R7 mensurou o que daria para a União comprar com os R$ 42 bilhões desviados da Petrobras em pagamento de propinas ou contratos irregulares entre os anos de 2004 e 2014.

Com o dinheiro era possível investir na compra de uma frota de caças suecos para a defesa do espaço aéreo brasileiro, por exemplo. Ou ainda, construir mais de 145 mil postos de saúde, ou mais, adquirir mais de 522 mil ambulâncias para as redes públicas.

Os números são astronômicos se aplicar a dinheiro desviado fosse investido em escolas, seriam 3 milhões de salas de aula espalhados pelo Brasil. Caso o investimento fosse em segurança seria possível construir 875 mil postos policiais.

O país teria ainda a oportunidade de manter uma frota de taxi-aéreo pública. Seriam 549 jatinhos iguais ao comprado pelo astro Cristiano Ronaldo, atleta da seleção portuguesa e do Real Madrid. O jatinho dele custou nada menos que R$ 76,5 milhões.

Veja no infográfico e impressione-se com o que daria para fazer!

Investimentos