Contextualizando

O estratégico silêncio de JHC

Em 10 de Fevereiro de 2026 às 07:00

O jornalista Igor Gadelha, do jornal “Metrópoles”, de Brasília colocou mais lenha na fogueira das eleições em Alagoas.

Foi bastante taxativo ao dizer que o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), estaria decidido a concorrer ao Senado e, dependendo do cenário, escalar como opção a sua mulher, primeira dama Marina Candia.

Sendo o próprio JHC ou Marina Candia, seria mais um nome a entrar na disputa pelas duas vagas de senador a serem disputadas neste ano.

Apesar de tal informação, até o momento o prefeito vem sinalizando, através de pessoas próximas a ele, que seu objetivo é concorrer ao governo do Estado, e um dos seus principais porta-vozes quanto a isso tem sido o vereador Kelmann Vieira (MDB), seu líder na Câmara.

Até porque estão declaradamente interessados no Senado o já senador Renan Calheiros (MDB) e o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) - pelo grupo ocupante do Palácio República dos Palmares -, os deputados federais Arthur Lira e Alfredo Gaspar (União Brasil) e oo ex-deputado estadual Davi Davino Filho (PP) - pelo grupo ligado ao prefeito.

O fato é que, enquanto JHC não se pronunciar oficialmente sobre isso, sua indefinição vai continuar funcionando como estratégia para se manter em evidência no cenário político.

A esta altura, o improvável é que o prefeito conclua seu mandato no comando do município , que vai até 31 de dezembro de 2028.

Gostou? Compartilhe