Contextualizando

Chegou a hora da verdade para o CRB

Em 22 de Setembro de 2025 às 07:00

O CRB repete este ano um filme de temporadas anteriores na disputa do Campeonato Brasileiro, passando a ideia de que o planejamento do clube é, de novo, para se manter na Série B, sem perspectivas de tentar voltar à primeira divisão da competição.

"Como voltar, se o CRB nunca disputou a Série A", devem se perguntar os torcedores, principalmente os adversários.

Na verdade, o CRB foi o primeiro clube de Alagoas a disputar, em 1972 e 1973, o então Campeonato Nacional, como era denominada a primeira divisão do futebol brasileiro. Com a nova nomenclatura, instituída há vários anos, o clube conseguiu acesso à Série B e lá está há muito tempo, com duas eventuais descidas para a Série C.

Ultimamente, o CRB tem se contentado - digamos assim - a participar da Série B com a única preocupação de não ser novamente rebaixado e sem dar nenhum sinal de que pretende, realmente, chegar à Série A.

Alguns dirigentes até defendem a ideia de, simplesmente, não almejar o acesso, com o argumento de que seria um desafio muito grande e que o clube não teria estrutura para participar da elite do futebol brasileiro.

Os que pensam assim citam América de Natal, Santa Cruz, CSA e Náutico, dentre outros, mas esquecem os casos de clubes que tradicionalmente oscilam presença nas Séries A e B e, mesmo assim, conseguem se manter estruturados - como Coritiba, Goiás, Criciúma, Chapecoense e Atlético PR, hoje bem situados na classificação da Série B.

O CSA, por exemplo, está em situação bastante difícil, de novo na Série D, mas esteve na Série A e somente não se manteve por uma inesperada derrota, em casa, no ano em que lutava pela permanência - e sua derrocada se deve, na verdade, a seguidas más gestões.

Voltando ao CRB, é preciso que seus dirigentes expliquem para seus torcedores quais os planos do clube: se é realmente sempre lutar para não ser rebaixado ou se almeja voltar à primeira divisão do futebol brasileiro.

A torcida já está cansando da mesmice de ganhar o Campeonato Alagoano e, a cada ano, simplesmente ser um mero coadjuvante na Série B.

Se for mesmo essa a proposta, que se diga a verdade para o torcedor - já bastante desgastado por ir ao estádio sem ter a perspectiva de uma ascensão na hierarquia do futebol.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas