O vereador Chico Filho (PL), presidente da Câmara Municipal de Maceió, teve uma atitude louvável durante uma sessão, ao criticar programas sociais que estão levando pessoas, em plenas condições de ter uma ocupação produtiva, a ficar em casa, recusando-se a trabalhar.
LEIA TAMBÉM
A falta de mão de obra tem afetado profundamente setores significativos da economia, a exemplo da construção civil, supermercados e agricultura, só para citar alguns.
Os raros políticos, a exemplo de Chico Filho, que ousam criticar o excesso de "bolsas" existentes no Brasil normalmente são desdenhados pelo fato de os beneficiários serem pessoas de baixa ou de nenhuma renda.
Na verdade, essa parcela significativa da população sempre teve papel relevante na cadeia produtiva, porém hoje em dia, com dinheiro fácil à sua disposição todos os meses, é mais prático e cômodo ficar em casa esperando o dia de receber.
E assim vão cada vez mais se acomodando no ócio, na preguiça e muitas vezes no vício, que leva às drogas e , de uns tempos para cá, às apostas nas famigeradas bets.
Situação que nos remete ao século passado, quando uma grande estiagem se abateu sobre o Nordeste e o governo federal, no propósito de ajudar, estabeleceu ajuda financeira sem exigir nenhuma contrapartida em termos de trabalho.
O que levou à poesia de reação do nordestino, resumida num verso imortalizado na voz do grande e saudoso Luiz Gonzaga, comparando esse tipo de ajuda a uma esmola, que "mata de vergonha ou vicia o cidadão".
Voltando ao vereador Chico Filho, disse ele em seu pronunciamento, aomcitar a escassez de mão de obra:
“Temos vagas, vamos tentar trabalhar a conscientização das pessoas para que possam voltar ou entrar no mercado de trabalho, recebendo seu dinheiro pelo justo trabalho. Não recebendo dinheiro em casa, sem nada contribuir, sem nada fazer”.
A bem da verdade, a Bolsa Família e outros programas sociais dos governos pecam por distribuir dinheiro fácil e não oferecer nenhuma alternativa de saída dessa situação de dependência.
O que do ponto de vista eleitoral é um excelente negócio...
LEIA MAIS
+Lidas