Saúde

'Ab crack': tendência de magreza preocupa especialistas

MF Press Global | 19/08/18 - 08h42
Abdômen 'rasgado' é o objetivo de muita gente nas academias | Pexels

De tempos em tempos novas modas e ondas no fitness, geralmente pouco saudáveis, aparecem como nova tendência ou padrão de beleza.

Comportamentos que induzem pessoas a exageros, magreza extrema, ter ossos aparentes, e percentual de gordura abaixo do considerado saudável retornam sempre repaginadas em exercícios e dietas que prometem fazer milagres.

A nova onda do momento, sucesso entre algumas blogueiras fit e influenciadoras digitais, o chamado “ab crack” é extremamente polêmica e tem dividido opiniões entre praticantes de atividade física, atletas e profissionais.

O ab crack, como o próprio nome sugere, significa mostrar um abdômen “rasgado” logo abaixo da caixa torácica, até o umbigo. Mas o que isso significa para o corpo? Buscar o ab crack é algo saudável?

O especialista em musculação e coach Marcelo Santana tem uma opinião clara sobre o tema, e sobre como pode ser prejudicial física e mentalmente seguir tendências indiscriminadamente: "Tenho como responsabilidade técnica alertar não somente os meus alunos, mas todas as pessoas que me acompanham sobre expectativa versus realidade dentro da academia, e diminuir assim as chances de frustrações dos praticantes. Alguns pontos atrapalham muito a cabeça das pessoas e desviam o foco, confundindo o que é saudável com a busca a qualquer custo pela moda fitness, pelo padrão estético”. 

Marcelo alerta que boa parte do resultado "abdômen rasgado" tem mais a ver com genética, com predisposição e biotipo, do que com exercícios físicos. O ab crack é uma delas: “O padrão imposto certamente aparece com tanquinho e glúteos firmes, mas todo o processo para se alcançar o corpo dos sonhos pouco é falado. O ab crack se trata de características genéticas e individualidades biológicas, e não de quantas abdominais você faz. Ele é gerado por um vão muscular abdominal. Por isso, tê-lo como um ícone de beleza, é absurdo, pois é mais genética do que condicional”, ressalta.

"Temos que tomar muito cuidado no que procuramos como objetivo para nosso corpo, pois além de você nunca alcançar uma meta dessas pode se afastar definitivamente de manter um projeto de qualidade de vida com ótimos resultados para sempre, pois quem procura academia para se frustrar? Não é isso que queremos. Não existe segredo, e sim, a regularidade na dieta e treinos para se conquistar um abdômen definido e dentro disso respeitar seus traços genéticos. Vamos tirar a frustração do caminho fazendo o básico bem feito”.