Turismo

ABIH-AL celebra Dia do Hoteleiro com homenagens e valorização ao setor turístico

Assessoria | 12/11/21 - 15h03
Divulgação

Em comemoração ao Dia do Hoteleiro e ao aniversário de 85 da Associação Brasileira de Hotéis (ABIH), celebrados no dia 9 de novembro, a ABIH-AL realizou, na noite dessa quinta-feira (11), um evento que contou com a presença de hoteleiros associados, autoridades, empresários ligados ao setor turístico e profissionais de imprensa. A solenidade, promovida em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Sedetur), aconteceu no Jatiúca Resort, com a participação do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares.

Atualmente com 94 hotéis associados, a entidade em Alagoas alcançou posição de destaque no setor turístico, ganhou força nas decisões municipais e estaduais e contribuiu ativamente para o posicionamento do destino nas vitrines das principais operadoras do país. Esse trabalho promocional, realizado por meio de parcerias realizadas com o poder público, tornou-se referência nacional, sendo um dos principais diferenciais do destino Alagoas.

De acordo com o presidente da ABIH-AL,  André Santos, a associação, que comemora a retomada plena do turismo pós-isolamento social, conquistou protagonismo no setor ao longo de 44 anos de atuação. "Esse evento é especial, pois estamos celebrando a data em homenagem aos hoteleiros em meio à retomada do setor, que começa a se reerguer após o momento mais difícil da sua história. O turismo é a atividade econômica que mais cresce no estado e o compromisso e a união dos empresários são determinantes para que a ABIH-AL tenha esse reconhecimento nacional", destacou.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, viajou para Maceió especialmente para o evento e recebeu uma homenagem dos hoteleiros de Alagoas pelo trabalho desenvolvido à frente da associação, que é uma das mais antigas do Brasil. "O legado construído pela entidade ao longo desses 85 anos em defesa dos pleitos da hotelaria nacional foi fundamental para o avanço do setor, que ganhou força perante ao poder público e setor privado e hoje é reconhecido pela sua importância na economia nacional”, afirmou Linhares.

Há 85 anos, a associação vem cuidando de pessoas e mostrando a importância do turismo para o país. "O legado construído pela instituição é muito importante. Todos os que fazem parte do setor merecem reconhecimento e, claro, devemos celebrar esse momento de retomada", disse o presidente da ABIH, Manoel Linhares.

Além das homenagens, a ABIH-AL destacou a atuação de grupos de hotéis no estado pela boa arrecadação da taxa de turismo - Hotéis Ponta Verde, Rede Brisa, Salinas Maceió, grupo Maceió Mar Hotéis e Meridiano foram premiados.

Também participaram do evento o senador Fernando Collor, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, o prefeito de Maceió, JHC, a Secretária Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão, além de diversos empresários ligados ao setor hoteleiro e turístico.

Conquistas históricas para o turismo de Alagoas

Fundada em 10 de agosto de 1977, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) representou um marco significativo para o desenvolvimento do turismo no estado. Com a união dos empresários em um trabalho de equipe que se tornou referência nacional, a ABIH-AL participou de conquistas históricas fundamentais para a expansão do destino, a exemplo da construção do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, além de projetos de infraestrutura turística que elevaram a competitividade de Alagoas junto aos mercados emissores.

O setor hoteleiro é um dos que mais geram emprego e renda no estado - somente entre os os 94 associados da ABIH-AL, são quase 5 mil empregos diretos. Além disso, são os hotéis os responsáveis pela maior arrecadação de ISS da capital Maceió. Ao todo, o turismo representa 52 segmentos interligados, que são responsáveis por cerca de 160 mil empregos diretos e indiretos em todo o estado.